De acordo com a Associação Brasileira de Indústrias de Panificação e Confeitaria (ABIP), no ano de 2015 as empresas brasileiras deste segmento registraram um crescimento de 2,7%, com o faturamento chegando a R$84,7 bilhões. Este ramo vem passando por mudanças buscando atender ao mercado consumidor, já que o próprio se tem tornado mais exigente. Logo, este trabalho teve como objetivo apresentar um modelo de gestão de estoques para uma padaria situada na cidade de Florânia/RN, utilizando a classificação ABC de estoques, para ajudar ao proprietário da empresa a classificar as mercadorias vendidas e insumos utilizados na formulação de acordo com a importância ou valor agregado que possuam para o negócio. Conforme a classificação ABC para o controle de estoque, o proprietário da empresa deve-se voltar a atenção mais para os produtos da classe “A”, planejando um sistema de estoque para os insumos, principalmente as embalagens, já que não são produtos perecíveis, diminuindo os custos anuais.
De acordo com a classificação “A” para os produtos acabados, que são os mais vendidos, correspondendo aos de maior importância, deve-se haver uma verificação de compra anual nos insumos mais utilizados.
Da mesma forma o empresário deve atentar-se para a “bolacha de leite pequena”estocando-a em maior quantidade, como também pode tentar inovar o produto, seja com uma nova embalagem, com um design diferente e atrativo ou com a adição de mais algum ingrediente ou matéria prima que seja tradicional de sua região, com o objetivo de agregar mais valor ao seu produto. Igualmente pode ser feito ao pão, que é o segundo item mais vendido.