Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

DESVELANDO A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Palavra-chaves: ENSINO DE MATEMÁTICA, ENSINO SUPERIOR, ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS Pôster (PO) AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática
0 of 0
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43061 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 260 "inscrito_id" => 1254 "titulo" => "DESVELANDO A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS" "resumo" => "O presente trabalho foi motivado, inicialmente, por inquietações emergentes da formação e da trajetória profissional da primeira autora no âmbito da docência no curso de Administração de Empresas. Somadas a isso, acrescente-se as demandas percebidas nas orientações curriculares oficiais – Diretrizes Curriculares, Portarias referentes ao ENADE e Projetos Pedagógicos, que enfatizam o relevante papel da Matemática nesses cursos. Esses documentos indicam a necessidade desses cursos promoverem ações no sentido de desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para que o egresso possa operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle das empresas. A metodologia de pesquisa adotada tem abordagem qualitativa e, a partir de uma análise documental, apresenta os resultados parciais de um estudo bibliográfico apoiado em orientações curriculares e na literatura de pesquisa – livros, artigos, dissertações e teses - que abordam o papel e os objetivos do ensino de Matemática nos cursos de Administração. Observou-se que há consenso em que a Matemática desempenha relevante papel na formação do administrador de empresas. Os resultados incluem, ainda, explicitações de que a Matemática deve ser abordada, nesses cursos, considerando as dimensões formativa e utilitária. No primeiro caso, especialmente promovendo o desenvolvimento do pensamento lógico e sistemático, e de habilidades de resolução de problemas e de interpretar e comunicar ideias. Como disciplina utilitária, deve envolver o estudo de conceitos e conteúdos matemáticos, promovendo a compreensão das aplicações econômicas e financeiras essenciais ao profissional na gestão de uma empresa.O presente trabalho foi motivado, inicialmente, por inquietações emergentes da formação e da trajetória profissional da primeira autora no âmbito da docência no" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, ENSINO SUPERIOR, ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA10_ID1254_26052018103111.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÔNIA MARIA MARTINS CORSI" "autor_nome_curto" => "SÔNIA" "autor_email" => "soniamscorsi@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43061 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 260 "inscrito_id" => 1254 "titulo" => "DESVELANDO A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS" "resumo" => "O presente trabalho foi motivado, inicialmente, por inquietações emergentes da formação e da trajetória profissional da primeira autora no âmbito da docência no curso de Administração de Empresas. Somadas a isso, acrescente-se as demandas percebidas nas orientações curriculares oficiais – Diretrizes Curriculares, Portarias referentes ao ENADE e Projetos Pedagógicos, que enfatizam o relevante papel da Matemática nesses cursos. Esses documentos indicam a necessidade desses cursos promoverem ações no sentido de desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para que o egresso possa operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle das empresas. A metodologia de pesquisa adotada tem abordagem qualitativa e, a partir de uma análise documental, apresenta os resultados parciais de um estudo bibliográfico apoiado em orientações curriculares e na literatura de pesquisa – livros, artigos, dissertações e teses - que abordam o papel e os objetivos do ensino de Matemática nos cursos de Administração. Observou-se que há consenso em que a Matemática desempenha relevante papel na formação do administrador de empresas. Os resultados incluem, ainda, explicitações de que a Matemática deve ser abordada, nesses cursos, considerando as dimensões formativa e utilitária. No primeiro caso, especialmente promovendo o desenvolvimento do pensamento lógico e sistemático, e de habilidades de resolução de problemas e de interpretar e comunicar ideias. Como disciplina utilitária, deve envolver o estudo de conceitos e conteúdos matemáticos, promovendo a compreensão das aplicações econômicas e financeiras essenciais ao profissional na gestão de uma empresa.O presente trabalho foi motivado, inicialmente, por inquietações emergentes da formação e da trajetória profissional da primeira autora no âmbito da docência no" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, ENSINO SUPERIOR, ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA10_ID1254_26052018103111.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÔNIA MARIA MARTINS CORSI" "autor_nome_curto" => "SÔNIA" "autor_email" => "soniamscorsi@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

O presente trabalho foi motivado, inicialmente, por inquietações emergentes da formação e da trajetória profissional da primeira autora no âmbito da docência no curso de Administração de Empresas. Somadas a isso, acrescente-se as demandas percebidas nas orientações curriculares oficiais – Diretrizes Curriculares, Portarias referentes ao ENADE e Projetos Pedagógicos, que enfatizam o relevante papel da Matemática nesses cursos. Esses documentos indicam a necessidade desses cursos promoverem ações no sentido de desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para que o egresso possa operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle das empresas. A metodologia de pesquisa adotada tem abordagem qualitativa e, a partir de uma análise documental, apresenta os resultados parciais de um estudo bibliográfico apoiado em orientações curriculares e na literatura de pesquisa – livros, artigos, dissertações e teses - que abordam o papel e os objetivos do ensino de Matemática nos cursos de Administração. Observou-se que há consenso em que a Matemática desempenha relevante papel na formação do administrador de empresas. Os resultados incluem, ainda, explicitações de que a Matemática deve ser abordada, nesses cursos, considerando as dimensões formativa e utilitária. No primeiro caso, especialmente promovendo o desenvolvimento do pensamento lógico e sistemático, e de habilidades de resolução de problemas e de interpretar e comunicar ideias. Como disciplina utilitária, deve envolver o estudo de conceitos e conteúdos matemáticos, promovendo a compreensão das aplicações econômicas e financeiras essenciais ao profissional na gestão de uma empresa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.