O presente trabalho foi motivado, inicialmente, por inquietações emergentes da formação e da trajetória profissional da primeira autora no âmbito da docência no curso de Administração de Empresas. Somadas a isso, acrescente-se as demandas percebidas nas orientações curriculares oficiais – Diretrizes Curriculares, Portarias referentes ao ENADE e Projetos Pedagógicos, que enfatizam o relevante papel da Matemática nesses cursos. Esses documentos indicam a necessidade desses cursos promoverem ações no sentido de desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para que o egresso possa operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle das empresas. A metodologia de pesquisa adotada tem abordagem qualitativa e, a partir de uma análise documental, apresenta os resultados parciais de um estudo bibliográfico apoiado em orientações curriculares e na literatura de pesquisa – livros, artigos, dissertações e teses - que abordam o papel e os objetivos do ensino de Matemática nos cursos de Administração. Observou-se que há consenso em que a Matemática desempenha relevante papel na formação do administrador de empresas. Os resultados incluem, ainda, explicitações de que a Matemática deve ser abordada, nesses cursos, considerando as dimensões formativa e utilitária. No primeiro caso, especialmente promovendo o desenvolvimento do pensamento lógico e sistemático, e de habilidades de resolução de problemas e de interpretar e comunicar ideias. Como disciplina utilitária, deve envolver o estudo de conceitos e conteúdos matemáticos, promovendo a compreensão das aplicações econômicas e financeiras essenciais ao profissional na gestão de uma empresa.