Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CURVAS CÔNICAS UTILIZANDO RECURSOS CONCRETOS E TECNOLÓGICOS COMO OPÇÃO METODOLÓGICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, GEOGEBRA, DESENHO GEOMÉTRICO, CURVAS CÔNICAS Pôster (PO) AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43037
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 261
    "inscrito_id" => 526
    "titulo" => "CURVAS CÔNICAS UTILIZANDO RECURSOS CONCRETOS E TECNOLÓGICOS COMO OPÇÃO METODOLÓGICA"
    "resumo" => "Tendo em vista as dificuldades apontadas por Guerra e Costa (2014) sobre o ensino de curvas cônicas, em parte pela ausência da historicidade do conteúdo. Como as contribuições que a utilização de recursos concretos e tecnológicos pode trazer para o processo de ensino e aprendizagem na aula de Matemática, como afirma Santos (2012), decidimos no componente curricular Recursos Tecnológicos no Ensino de Matemática elaborar uma proposta de aula, com a supervisão da Drª Abigail Fregni Lins, a utilizar recursos aliados a uma abordagem histórica das curvas cônicas. O aplicativo sugerido é o GeoGebra para Android, pois o mesmo é de fácil acesso e possui uma multi-plataforma de Matemática dinâmica para todos os níveis de ensino na Geometria, Álgebra, entre outros. Por GeoGebra possuir um ambiente fácil de se utilizar, propomos ao professor que utilize a definição de cada curva cônica aliado com técnicas de desenho geométrico, fazendo com que o aluno possa desenhar cada curva no papel, permitindo a análise de suas características. Como forma de destacar a propriedade de reflexão das curvas cônicas, o professor possibilita aos alunos construir uma sinuca elíptica, destacando a utilização de tais curvas no cotidiano via visualização do material concreto supracitado. Nossa proposta metodológica busca despertar nos professores uma forma mais abrangente de abordar os conteúdos matemáticos utilizando Laboratório para que o tão sonhado rompimento da mistificação da Matemática venha a ocorrer."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, GEOGEBRA, DESENHO GEOMÉTRICO, CURVAS CÔNICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA10_ID526_26052018114403.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ITALO LUAN LOPES NUNES"
    "autor_nome_curto" => "ITALO LUAN"
    "autor_email" => "italoluan125@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43037
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 261
    "inscrito_id" => 526
    "titulo" => "CURVAS CÔNICAS UTILIZANDO RECURSOS CONCRETOS E TECNOLÓGICOS COMO OPÇÃO METODOLÓGICA"
    "resumo" => "Tendo em vista as dificuldades apontadas por Guerra e Costa (2014) sobre o ensino de curvas cônicas, em parte pela ausência da historicidade do conteúdo. Como as contribuições que a utilização de recursos concretos e tecnológicos pode trazer para o processo de ensino e aprendizagem na aula de Matemática, como afirma Santos (2012), decidimos no componente curricular Recursos Tecnológicos no Ensino de Matemática elaborar uma proposta de aula, com a supervisão da Drª Abigail Fregni Lins, a utilizar recursos aliados a uma abordagem histórica das curvas cônicas. O aplicativo sugerido é o GeoGebra para Android, pois o mesmo é de fácil acesso e possui uma multi-plataforma de Matemática dinâmica para todos os níveis de ensino na Geometria, Álgebra, entre outros. Por GeoGebra possuir um ambiente fácil de se utilizar, propomos ao professor que utilize a definição de cada curva cônica aliado com técnicas de desenho geométrico, fazendo com que o aluno possa desenhar cada curva no papel, permitindo a análise de suas características. Como forma de destacar a propriedade de reflexão das curvas cônicas, o professor possibilita aos alunos construir uma sinuca elíptica, destacando a utilização de tais curvas no cotidiano via visualização do material concreto supracitado. Nossa proposta metodológica busca despertar nos professores uma forma mais abrangente de abordar os conteúdos matemáticos utilizando Laboratório para que o tão sonhado rompimento da mistificação da Matemática venha a ocorrer."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, GEOGEBRA, DESENHO GEOMÉTRICO, CURVAS CÔNICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA10_ID526_26052018114403.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ITALO LUAN LOPES NUNES"
    "autor_nome_curto" => "ITALO LUAN"
    "autor_email" => "italoluan125@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Tendo em vista as dificuldades apontadas por Guerra e Costa (2014) sobre o ensino de curvas cônicas, em parte pela ausência da historicidade do conteúdo. Como as contribuições que a utilização de recursos concretos e tecnológicos pode trazer para o processo de ensino e aprendizagem na aula de Matemática, como afirma Santos (2012), decidimos no componente curricular Recursos Tecnológicos no Ensino de Matemática elaborar uma proposta de aula, com a supervisão da Drª Abigail Fregni Lins, a utilizar recursos aliados a uma abordagem histórica das curvas cônicas. O aplicativo sugerido é o GeoGebra para Android, pois o mesmo é de fácil acesso e possui uma multi-plataforma de Matemática dinâmica para todos os níveis de ensino na Geometria, Álgebra, entre outros. Por GeoGebra possuir um ambiente fácil de se utilizar, propomos ao professor que utilize a definição de cada curva cônica aliado com técnicas de desenho geométrico, fazendo com que o aluno possa desenhar cada curva no papel, permitindo a análise de suas características. Como forma de destacar a propriedade de reflexão das curvas cônicas, o professor possibilita aos alunos construir uma sinuca elíptica, destacando a utilização de tais curvas no cotidiano via visualização do material concreto supracitado. Nossa proposta metodológica busca despertar nos professores uma forma mais abrangente de abordar os conteúdos matemáticos utilizando Laboratório para que o tão sonhado rompimento da mistificação da Matemática venha a ocorrer.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.