Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA INTERMEDIADO PELA ESCRITA DISCURSIVA E TRABALHO COLABORATIVO EM AMBIENTE VIRTUAL

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (, TRABALHO COLABORATIVO, PESQUISA QUALITATIVA Pôster (PO) AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43021
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 90
    "inscrito_id" => 784
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA INTERMEDIADO PELA ESCRITA DISCURSIVA E TRABALHO COLABORATIVO EM AMBIENTE VIRTUAL"
    "resumo" => "Apresenta-se aqui uma sugestão metodológica para a disciplina de Matemática que incorpora Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), Escrita Discursiva e Trabalho Colaborativo. Participaram do trabalho 25 alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio, de uma escola pública do município de Itaperuna no estado do Rio de Janeiro.A turma foi dividida em grupos de cinco elementos. Foi proposta uma atividade em que os educandos deveriam identificar uma função que expressasse a curvatura da cobertura da piscina da escola. Na Plataforma Moodle foram criadas salas virtuais onde cada um teve acessoao fórum de discussão de seu grupo paradiscutir possíveis maneiras de resolver o problema. O objetivo do trabalho além de apresentar a metodologia foi de analisar/ explorar/ interpretar/ entender como ocorreu o processo cognitivo da Matemática durante a realização da tarefa. A coleta e análise dos dados foram obtidos à luz da abordagem qualitativa, por meio da análise documental das interações nos fóruns de discussões. A apreciação das produções escritas permitiu-nos observar a elaboração de várias estruturas para resolução e a presença de procedimentos e algoritmos para a resolução comum dos diversos grupos. Durante os diálogos se viu uma evolução das ideias envolvendo a matemática que estava sendo trabalhada, impulsionadas pela troca de informações."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (, TRABALHO COLABORATIVO, PESQUISA QUALITATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA10_ID784_22042018141211.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO DE ALMEIDA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO"
    "autor_email" => "eduardoalmeidabio@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43021
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 90
    "inscrito_id" => 784
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA INTERMEDIADO PELA ESCRITA DISCURSIVA E TRABALHO COLABORATIVO EM AMBIENTE VIRTUAL"
    "resumo" => "Apresenta-se aqui uma sugestão metodológica para a disciplina de Matemática que incorpora Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), Escrita Discursiva e Trabalho Colaborativo. Participaram do trabalho 25 alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio, de uma escola pública do município de Itaperuna no estado do Rio de Janeiro.A turma foi dividida em grupos de cinco elementos. Foi proposta uma atividade em que os educandos deveriam identificar uma função que expressasse a curvatura da cobertura da piscina da escola. Na Plataforma Moodle foram criadas salas virtuais onde cada um teve acessoao fórum de discussão de seu grupo paradiscutir possíveis maneiras de resolver o problema. O objetivo do trabalho além de apresentar a metodologia foi de analisar/ explorar/ interpretar/ entender como ocorreu o processo cognitivo da Matemática durante a realização da tarefa. A coleta e análise dos dados foram obtidos à luz da abordagem qualitativa, por meio da análise documental das interações nos fóruns de discussões. A apreciação das produções escritas permitiu-nos observar a elaboração de várias estruturas para resolução e a presença de procedimentos e algoritmos para a resolução comum dos diversos grupos. Durante os diálogos se viu uma evolução das ideias envolvendo a matemática que estava sendo trabalhada, impulsionadas pela troca de informações."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (, TRABALHO COLABORATIVO, PESQUISA QUALITATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA10_ID784_22042018141211.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO DE ALMEIDA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO"
    "autor_email" => "eduardoalmeidabio@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Apresenta-se aqui uma sugestão metodológica para a disciplina de Matemática que incorpora Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), Escrita Discursiva e Trabalho Colaborativo. Participaram do trabalho 25 alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio, de uma escola pública do município de Itaperuna no estado do Rio de Janeiro.A turma foi dividida em grupos de cinco elementos. Foi proposta uma atividade em que os educandos deveriam identificar uma função que expressasse a curvatura da cobertura da piscina da escola. Na Plataforma Moodle foram criadas salas virtuais onde cada um teve acessoao fórum de discussão de seu grupo paradiscutir possíveis maneiras de resolver o problema. O objetivo do trabalho além de apresentar a metodologia foi de analisar/ explorar/ interpretar/ entender como ocorreu o processo cognitivo da Matemática durante a realização da tarefa. A coleta e análise dos dados foram obtidos à luz da abordagem qualitativa, por meio da análise documental das interações nos fóruns de discussões. A apreciação das produções escritas permitiu-nos observar a elaboração de várias estruturas para resolução e a presença de procedimentos e algoritmos para a resolução comum dos diversos grupos. Durante os diálogos se viu uma evolução das ideias envolvendo a matemática que estava sendo trabalhada, impulsionadas pela troca de informações.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.