Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CIÊNCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: O DESENHO DE UMA UMA AÇÃO DIDÁTICO-FORMATIVA

Palavra-chaves: CIÊNCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, ABORDAGEM CTS, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Pôster (PO) AT 17 - História da ciência: abordagens e metodologias
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      As relações entre ciência, tecnologia e sociedade – CTS, remontam à própria distinção entre o ser humano e o mundo natural com o advento da técnica. A revolução científico-tecnológica modificou a forma como a ciência e tecnologia – CT, estão presentes em nossos cotidianos colocando um contexto desafiador para a Educação Científica (EC): formar professores que “compreendam as origens das inovações científicas e tecnológicas; lutem contra as desigualdades impostas pelo capital e pelo exercício do poder; e abram novos horizontes aos estudantes no sentido de se desenvolverem humana e integralmente”(NASCIMENTO et. al, 2010). \r\n
      O movimento CTS representa uma inovação no campo educacional objetivando formar cidadãos capazes de dominar conceitos de/sobre CT para a vida pessoal, cívica e cultural (BYBEE, 1985). Considerando os fracassos da abordagem tradicional do ensino escolar de ciências e a pertinência da abordagem CTS, a proposta da pesquisa em curso é planejar, executar e avaliar uma ação didático-formativa (ADF) com a temática Relações Ciência-Tecnologia-Sociedade para licenciandos em ciências da natureza,objetivando aperfeiçoar a compreensão, atitudes e conhecimentos de licenciandos sobre as relações CTS, os tornando mais propensos e confiantes na adoção desta abordagem.\r\n
      A ADF foi desenhada para a modalidade à distância – EaD, através de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Constitui um progrma CTS puro (AIKENHEAD, 1994), no qual o objeto principal são as relações entre Ciência-Tecnologia e Sociedade sob a perspectiva dos Estudos CTS (GARCÍA et. al., 1996). \r\n
      São cinco  módulos: (a) Ambientação no AVA (5h/a); (b) Racionalidade Científica com foco na construção social e dinâmica do conhecimento científico (15h/a); (c) Desenvolvimento Tecnológico visa definir tecnologia e questionar o modelo de desenvolvimento tecnológico vigente (15h/a); (d) Interações CTS para caracterizar princípios teórico-analíticos do movimento e discutir a relação entre modelos tecnocráticos e democráticos para tomada de decisão em CT (15h/a); (e) Educação CTS apresenta objetivos e potencialidades da abordagem para o ensino de ciências (10h/a).\r\n
      A ADF segue o ciclo de responsabilidade (WAKS, 1992) em cinco passos: (a) Auto-compreensão: identificar as representações dos educandos sobre a melhor forma de viver a nível pessoal, social e mundial (b) Estudo e reflexão: apresentar de forma clara as relações mantidas entre os elementos da tríade CTS; (c) Tomada de decisão: engajar o educando na solução de problemas e tomada de decisão; (d) Ação Responsável: encorajado a se envolver em um curso de ação individual ou social; (e) Integração: convida o educando a formar um ponto de vista pessoal partindo d princípios rumo a generalizações e considerações mais amplas\r\n
      O  instrumento de coleta de dados (pré e pós-teste) para auferir as contribuições da ADF será o Questionário de Opiniões sobre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade (COCTS), um banco de questões fechadas construído para investigar as posições dos respondentes acerca de CTS.\r\n
      A fase em que a pesquisa se encontra é de desenho da ADF, a ser implementada no segundo semestre do ano corrente. A proposta executada será publicizada em um site juntamente com materiais de apoio criados/ utilizados, no intuito de difundir a proposta e socializar os frutos da pesquisa.
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      A ADF foi desenhada para a modalidade à distância – EaD, através de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Constitui um progrma CTS puro (AIKENHEAD, 1994), no qual o objeto principal são as relações entre Ciência-Tecnologia e Sociedade sob a perspectiva dos Estudos CTS (GARCÍA et. al., 1996). \r\n
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Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

As relações entre ciência, tecnologia e sociedade – CTS, remontam à própria distinção entre o ser humano e o mundo natural com o advento da técnica. A revolução científico-tecnológica modificou a forma como a ciência e tecnologia – CT, estão presentes em nossos cotidianos colocando um contexto desafiador para a Educação Científica (EC): formar professores que “compreendam as origens das inovações científicas e tecnológicas; lutem contra as desigualdades impostas pelo capital e pelo exercício do poder; e abram novos horizontes aos estudantes no sentido de se desenvolverem humana e integralmente”(NASCIMENTO et. al, 2010). O movimento CTS representa uma inovação no campo educacional objetivando formar cidadãos capazes de dominar conceitos de/sobre CT para a vida pessoal, cívica e cultural (BYBEE, 1985). Considerando os fracassos da abordagem tradicional do ensino escolar de ciências e a pertinência da abordagem CTS, a proposta da pesquisa em curso é planejar, executar e avaliar uma ação didático-formativa (ADF) com a temática Relações Ciência-Tecnologia-Sociedade para licenciandos em ciências da natureza,objetivando aperfeiçoar a compreensão, atitudes e conhecimentos de licenciandos sobre as relações CTS, os tornando mais propensos e confiantes na adoção desta abordagem. A ADF foi desenhada para a modalidade à distância – EaD, através de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Constitui um progrma CTS puro (AIKENHEAD, 1994), no qual o objeto principal são as relações entre Ciência-Tecnologia e Sociedade sob a perspectiva dos Estudos CTS (GARCÍA et. al., 1996). São cinco módulos: (a) Ambientação no AVA (5h/a); (b) Racionalidade Científica com foco na construção social e dinâmica do conhecimento científico (15h/a); (c) Desenvolvimento Tecnológico visa definir tecnologia e questionar o modelo de desenvolvimento tecnológico vigente (15h/a); (d) Interações CTS para caracterizar princípios teórico-analíticos do movimento e discutir a relação entre modelos tecnocráticos e democráticos para tomada de decisão em CT (15h/a); (e) Educação CTS apresenta objetivos e potencialidades da abordagem para o ensino de ciências (10h/a). A ADF segue o ciclo de responsabilidade (WAKS, 1992) em cinco passos: (a) Auto-compreensão: identificar as representações dos educandos sobre a melhor forma de viver a nível pessoal, social e mundial (b) Estudo e reflexão: apresentar de forma clara as relações mantidas entre os elementos da tríade CTS; (c) Tomada de decisão: engajar o educando na solução de problemas e tomada de decisão; (d) Ação Responsável: encorajado a se envolver em um curso de ação individual ou social; (e) Integração: convida o educando a formar um ponto de vista pessoal partindo d princípios rumo a generalizações e considerações mais amplas O instrumento de coleta de dados (pré e pós-teste) para auferir as contribuições da ADF será o Questionário de Opiniões sobre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade (COCTS), um banco de questões fechadas construído para investigar as posições dos respondentes acerca de CTS. A fase em que a pesquisa se encontra é de desenho da ADF, a ser implementada no segundo semestre do ano corrente. A proposta executada será publicizada em um site juntamente com materiais de apoio criados/ utilizados, no intuito de difundir a proposta e socializar os frutos da pesquisa.

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