A pesquisa foi realizada a partir de estudos na disciplina de Estágio Supervisionado III e no curso de extensão Educação Inclusiva, ofertados pelo curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA). Objetivou conhecer o histórico de uma escola pública estadual do interior de Pernambuco sobre inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais e investigar quais os recursos e atividades que a escola fornece e promove para o acolhimento e o auxílio desses estudantes a fim de uma educação mais emancipatória. Para tal fim, foi realizada uma entrevista semiestruturada com perguntas bases feitas a três membros da equipe pedagógica da escola campo de pesquisa. É de suma importância que a escola cumpra seu papel de educar o sujeito para a vida social capaz de ser um cidadão crítico na sociedade, e para isso é necessário que ela não limite os alunos a atividades rotineiras que não propiciem experiências enriquecedoras. Constatamos que a escola aqui pesquisada vem trabalhando a questão da inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais há alguns anos, e esta inclusão é feita de forma progressista, de início verifica-se através do laudo médico qual o tipo de deficiência tem o estudante para, posteriormente, ser desenvolvidas atividades específicas para o tipo de necessidade que ele possui, estas atividades são desenvolvidas na sala de Acompanhamento Educacional Especializado (AEE), que é equipada com diversos tipos de recursos didáticos e especializados que ajudam no desenvolvimento de algumas atividades que venham a ser realizadas pelo estudante.