O ensino de Química nas escolas públicas, muitas vezes se limita em aulas tradicionais, ocasionando diminuição nas possibilidades de informações, definições de leis e conceitos sem nenhuma interação de conteúdo com o cotidiano dos estudantes. O estudo da disciplina de química orgânica é, para muitos, tarefa árdua, provavelmente por não verem a relação entre determinado tópico e sua aplicação, isto provoca no aluno desestimulo e a uma antipatia pela disciplina Portanto essa pesquisa objetiva estimular o aprendizado do conteúdo das funções orgânicas a partir da análise da gordura da margarina por meio de materiais alternativos. A aula foi realizada durante o mês de novembro de 2017. O público alvo foi uma turma do 3º Ano, na qual continha 22 discentes, em uma escola pública Estadual, localizada na cidade de Campina Grande/PB. A aula abordou o conteúdo de funções orgânicas de maneira simples e rápida através de slides. Sequencialmente realizou-se um simples experimento aonde os discentes iriam analisar a gordura que estava presente na margarina comum e na ligth. Por fim aplicou-se um questionário abordando alguns conceitos do experimento realizado na aula, e esses questionamentos foram importantes para saber se os discentes aprenderam e principalmente se conseguiram identificar as principais diferenças entre a gordura da margarina comum e da margarina ligth. De acordo com as respostas fornecidas ao instrumento de coleta de dados, os discentes mostraram-se de forma clara terem aprendido o conteúdo que foi trabalhado durante a aula, assim como, estarem cientes do que estavam fazendo durante todo o experimento.