ANÁLISE DA GORDURA PRESENTE NA MARGARINA: FORMA ALTERNATIVA DE APRENDER QUÍMICA ORGÂNICA
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 42884 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 133 "inscrito_id" => 424 "titulo" => "ANÁLISE DA GORDURA PRESENTE NA MARGARINA: FORMA ALTERNATIVA DE APRENDER QUÍMICA ORGÂNICA" "resumo" => "O ensino de Química nas escolas públicas, muitas vezes se limita em aulas tradicionais, ocasionando diminuição nas possibilidades de informações, definições de leis e conceitos sem nenhuma interação de conteúdo com o cotidiano dos estudantes. O estudo da disciplina de química orgânica é, para muitos, tarefa árdua, provavelmente por não verem a relação entre determinado tópico e sua aplicação, isto provoca no aluno desestimulo e a uma antipatia pela disciplina Portanto essa pesquisa objetiva estimular o aprendizado do conteúdo das funções orgânicas a partir da análise da gordura da margarina por meio de materiais alternativos. A aula foi realizada durante o mês de novembro de 2017. O público alvo foi uma turma do 3º Ano, na qual continha 22 discentes, em uma escola pública Estadual, localizada na cidade de Campina Grande/PB. A aula abordou o conteúdo de funções orgânicas de maneira simples e rápida através de slides. Sequencialmente realizou-se um simples experimento aonde os discentes iriam analisar a gordura que estava presente na margarina comum e na ligth. Por fim aplicou-se um questionário abordando alguns conceitos do experimento realizado na aula, e esses questionamentos foram importantes para saber se os discentes aprenderam e principalmente se conseguiram identificar as principais diferenças entre a gordura da margarina comum e da margarina ligth. De acordo com as respostas fornecidas ao instrumento de coleta de dados, os discentes mostraram-se de forma clara terem aprendido o conteúdo que foi trabalhado durante a aula, assim como, estarem cientes do que estavam fazendo durante todo o experimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química" "palavra_chave" => "QUÍMICA ORGÂNICA, DISCENTE, EXPERIMENTAÇÃO, MATERIAIS ALTERNATIVOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA25_ID424_09052018140727.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACQUELINE PEREIRA GOMES" "autor_nome_curto" => "JACQUE" "autor_email" => "jacquelinesolnet@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 42884 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 133 "inscrito_id" => 424 "titulo" => "ANÁLISE DA GORDURA PRESENTE NA MARGARINA: FORMA ALTERNATIVA DE APRENDER QUÍMICA ORGÂNICA" "resumo" => "O ensino de Química nas escolas públicas, muitas vezes se limita em aulas tradicionais, ocasionando diminuição nas possibilidades de informações, definições de leis e conceitos sem nenhuma interação de conteúdo com o cotidiano dos estudantes. O estudo da disciplina de química orgânica é, para muitos, tarefa árdua, provavelmente por não verem a relação entre determinado tópico e sua aplicação, isto provoca no aluno desestimulo e a uma antipatia pela disciplina Portanto essa pesquisa objetiva estimular o aprendizado do conteúdo das funções orgânicas a partir da análise da gordura da margarina por meio de materiais alternativos. A aula foi realizada durante o mês de novembro de 2017. O público alvo foi uma turma do 3º Ano, na qual continha 22 discentes, em uma escola pública Estadual, localizada na cidade de Campina Grande/PB. A aula abordou o conteúdo de funções orgânicas de maneira simples e rápida através de slides. Sequencialmente realizou-se um simples experimento aonde os discentes iriam analisar a gordura que estava presente na margarina comum e na ligth. Por fim aplicou-se um questionário abordando alguns conceitos do experimento realizado na aula, e esses questionamentos foram importantes para saber se os discentes aprenderam e principalmente se conseguiram identificar as principais diferenças entre a gordura da margarina comum e da margarina ligth. De acordo com as respostas fornecidas ao instrumento de coleta de dados, os discentes mostraram-se de forma clara terem aprendido o conteúdo que foi trabalhado durante a aula, assim como, estarem cientes do que estavam fazendo durante todo o experimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química" "palavra_chave" => "QUÍMICA ORGÂNICA, DISCENTE, EXPERIMENTAÇÃO, MATERIAIS ALTERNATIVOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA25_ID424_09052018140727.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACQUELINE PEREIRA GOMES" "autor_nome_curto" => "JACQUE" "autor_email" => "jacquelinesolnet@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }