ARRUDA, Michelle Costa Araújo et al.. Bolo didático: teoria e prática em uma só receita. Anais III CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/42990>. Acesso em: 13/11/2024 07:15
Na educação é interessante que ambas a prática e a teoria, sejam trabalhadas em sala. Uma vez que, é na teoria que os alunos conseguem ler a respeito de um conteúdo, e também melhorar sua escrita. Entretanto, é com a prática que as aulas tornam-se mais dinâmicas e atrativas, além de ser a partir delas que os alunos conquistam um saber por meio de ferramentas educativas. Nessa perspectiva, o presente trabalho objetiva identificar a importância da didática, analisar as práticas de ensino, refletir sobre ter embasamento teórico e como aplicar esses conhecimentos, além de compreender a importância de ter planejamento associado à realidade. Durante a confecção do desenho as alunas da graduação, que participam da aula da disciplina de didática, precisaram utilizar da teoria, que foi em forma de leitura em sala, e de criatividade para expor a partir de um desenho a conclusão do capítulo, que falava sobre a teoria e a prática na didática. No desenho, podemos explicar tanto na receita, como na estrutura do bolo o que é a didática e sua importância, bem como a teoria e a prática no processo de ensino-aprendizagem. Esse trabalho foi importante, pois a partir dele conseguimos visualizar o poder da didática, a qual de forma simples chamou a atenção e nos levou a fazer um resumo sobre o que se tratava o capítulo, que foi lido e discutido em sala, além de propor uma reflexão nos alunos através do desenho confeccionado. Conseguindo assim, representar bem para a turma o papel da didática, da teoria e da prática no processo de ensino-aprendizagem.