Em todas as ciências naturais (Biologia, Física e Química), a prática em laboratório é uma estratégia de ensino de suma importância na construção do conhecimento científico dos discentes. Ela permite a aplicação de todo aporte teórico exibido em sala de aula. O objetivo do presente estudo foi avaliar as importâncias que as aulas práticas em laboratório exercem no processo de ensino-aprendizagem, além de sua ação na aprendizagem significativa dos alunos. O trabalho foi desenvolvido através do desenvolvimento de aulas práticas de Biologia, seguidas pela aplicação de um questionário em turmas do Ensino Médio da Escola Estadual Jose Luiz Neto, localizada no município de Barra de Santa Rosa – PB, durante o mês de dezembro de 2017. Sobre a aprovação da estratégia de ensino, quando foi questionado aos alunos se teriam gostado das aulas que foram ministradas no laboratório, 21% deles responderam que a aula foi boa, e 79% dos alunos responderam que a aula foi ótima e, alguns ainda comentaram que puderam entender aquilo que tinha sido visto de forma apenas teórica em sala de aula. Mesmo com as dificuldades para a aplicação dessa estratégia de ensino pelos professores, causadas por diversas variáveis internas e externas, e também levando em consideração que a obtenção dos dados tenha ocorrido em apenas uma instituição, os resultados mostraram o aumento na satisfação e interesse da grande maioria dos alunos e, principalmente, o papel desempenhado por essa modalidade didática como ferramenta facilitadora do processo ensino-aprendizagem.