Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

AULA PRÁTICA NO LABORATÓRIO COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BARRA DE SANTA ROSA-PB

Palavra-chaves: ESTRATÉGIAS DE ENSINO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, AULAS PRÁTICAS EM LABORATÓRIO Pôster (PO) AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 42961
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 351
    "inscrito_id" => 1134
    "titulo" => """
      AULA PRÁTICA NO LABORATÓRIO COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO-APRENDIZAGEM\r\n
      DE BIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BARRA DE\r\n
      SANTA ROSA-PB
      """
    "resumo" => "Em todas as ciências naturais (Biologia, Física e Química), a prática em laboratório é uma estratégia de ensino de suma importância na construção do conhecimento científico dos discentes. Ela permite a aplicação de todo aporte teórico exibido em sala de aula. O objetivo do presente estudo foi avaliar as importâncias que as aulas práticas em laboratório exercem no processo de ensino-aprendizagem, além de sua ação na aprendizagem significativa dos alunos. O trabalho foi desenvolvido através do desenvolvimento de aulas práticas de Biologia, seguidas pela aplicação de um questionário em turmas do Ensino Médio da Escola Estadual Jose Luiz Neto, localizada no município de Barra de Santa Rosa – PB, durante o mês de dezembro de 2017. Sobre a aprovação da estratégia de ensino, quando foi questionado aos alunos se teriam gostado das aulas que foram ministradas no laboratório, 21% deles responderam que a aula foi boa, e 79% dos alunos responderam que a aula foi ótima e, alguns ainda comentaram que puderam entender aquilo que tinha sido visto de forma apenas teórica em sala de aula. Mesmo com as dificuldades para a aplicação dessa estratégia de ensino pelos professores, causadas por diversas variáveis internas e externas, e também levando em consideração que a obtenção dos dados tenha ocorrido em apenas uma instituição, os resultados mostraram o aumento na satisfação e interesse da grande maioria dos alunos e, principalmente, o papel desempenhado por essa modalidade didática como ferramenta facilitadora do processo ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino"
    "palavra_chave" => "ESTRATÉGIAS DE ENSINO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, AULAS PRÁTICAS EM LABORATÓRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA20_ID1134_28052018114931.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTOR DE MEDEIROS VIEGAS"
    "autor_nome_curto" => "VICTOR"
    "autor_email" => "viegas.m.v@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 42961
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 351
    "inscrito_id" => 1134
    "titulo" => """
      AULA PRÁTICA NO LABORATÓRIO COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO-APRENDIZAGEM\r\n
      DE BIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BARRA DE\r\n
      SANTA ROSA-PB
      """
    "resumo" => "Em todas as ciências naturais (Biologia, Física e Química), a prática em laboratório é uma estratégia de ensino de suma importância na construção do conhecimento científico dos discentes. Ela permite a aplicação de todo aporte teórico exibido em sala de aula. O objetivo do presente estudo foi avaliar as importâncias que as aulas práticas em laboratório exercem no processo de ensino-aprendizagem, além de sua ação na aprendizagem significativa dos alunos. O trabalho foi desenvolvido através do desenvolvimento de aulas práticas de Biologia, seguidas pela aplicação de um questionário em turmas do Ensino Médio da Escola Estadual Jose Luiz Neto, localizada no município de Barra de Santa Rosa – PB, durante o mês de dezembro de 2017. Sobre a aprovação da estratégia de ensino, quando foi questionado aos alunos se teriam gostado das aulas que foram ministradas no laboratório, 21% deles responderam que a aula foi boa, e 79% dos alunos responderam que a aula foi ótima e, alguns ainda comentaram que puderam entender aquilo que tinha sido visto de forma apenas teórica em sala de aula. Mesmo com as dificuldades para a aplicação dessa estratégia de ensino pelos professores, causadas por diversas variáveis internas e externas, e também levando em consideração que a obtenção dos dados tenha ocorrido em apenas uma instituição, os resultados mostraram o aumento na satisfação e interesse da grande maioria dos alunos e, principalmente, o papel desempenhado por essa modalidade didática como ferramenta facilitadora do processo ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino"
    "palavra_chave" => "ESTRATÉGIAS DE ENSINO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, AULAS PRÁTICAS EM LABORATÓRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA20_ID1134_28052018114931.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTOR DE MEDEIROS VIEGAS"
    "autor_nome_curto" => "VICTOR"
    "autor_email" => "viegas.m.v@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Em todas as ciências naturais (Biologia, Física e Química), a prática em laboratório é uma estratégia de ensino de suma importância na construção do conhecimento científico dos discentes. Ela permite a aplicação de todo aporte teórico exibido em sala de aula. O objetivo do presente estudo foi avaliar as importâncias que as aulas práticas em laboratório exercem no processo de ensino-aprendizagem, além de sua ação na aprendizagem significativa dos alunos. O trabalho foi desenvolvido através do desenvolvimento de aulas práticas de Biologia, seguidas pela aplicação de um questionário em turmas do Ensino Médio da Escola Estadual Jose Luiz Neto, localizada no município de Barra de Santa Rosa – PB, durante o mês de dezembro de 2017. Sobre a aprovação da estratégia de ensino, quando foi questionado aos alunos se teriam gostado das aulas que foram ministradas no laboratório, 21% deles responderam que a aula foi boa, e 79% dos alunos responderam que a aula foi ótima e, alguns ainda comentaram que puderam entender aquilo que tinha sido visto de forma apenas teórica em sala de aula. Mesmo com as dificuldades para a aplicação dessa estratégia de ensino pelos professores, causadas por diversas variáveis internas e externas, e também levando em consideração que a obtenção dos dados tenha ocorrido em apenas uma instituição, os resultados mostraram o aumento na satisfação e interesse da grande maioria dos alunos e, principalmente, o papel desempenhado por essa modalidade didática como ferramenta facilitadora do processo ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.