O sonho do ser humano em voar era um verdadeiro desafio. Vários pensadores da época pesquisaram sobre o assunto, contudo o método de “asas batendo” de Leonardo da Vinci foi o que obteve mais seguidores e algum deles acabaram pagando por suas vidas. Somente no ano de 1906, com Santos Dumont, com sua aeronave, a 14-BIS, foi realizado o primeiro voo de uma aeronave mais pesada que o ar e sem ajuda de uma catapulta, como foi o caso dos irmãos Wright. Ao analisar o problema do ensino das ciências da natureza em poder assimilar os conceitos, principalmente os conceitos físicos, percebe-se a necessidade de recursos para alcançar um aprendizado significativo do discente. O uso da instrumentação do ensino é essencial para a construção do senso científico. O trabalho realizado na Escola Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios, localizada na cidade do Recife, PE, através do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência, tem como objetivo utilizar o conhecimento prévio dos estudantes sobre a mecânica de voo na aviação como forma de motivar a busca sobre o conhecimento científico através dos conceitos da hidrodinâmica. Os resultados foram dentro do esperado de que o aluno encontre sentido no que está aprendendo para que ele possa desenvolver a sua vontade de aprender. Utilizando de uma linguagem simples e dinâmica para explicar o conteúdo físico. Com isso, nota-se a importância da utilização de métodos que façam com que o aluno crie um interesse e relacione o assunto com diversas áreas do conhecimento.