O referente trabalho irá abordar o uso de tecnologias móveis em sala de aula através do método de aprendizagem baseada em problemas (PBL) com o intuito de extrair dados a respeito dessa metodologia. Dados esses voltados para o fator social e econômico dos alunos, se esses fatores influenciam ou não no aprendizado dos alunos que estão tendo a oportunidade de participar do experimento. Para validar a pesquisa, foi elaborado um questionário com os dados sociais e econômicos dos participantes. A motivação dessa pesquisa decorre pelo baixo nível de desempenho escolar no Brasil, em diversas etapas de ensino, sendo assim, é necessário a busca por novos métodos de ensino para reverter esse quadro e formar alunos mais qualificados. Desta forma, uma análise baseada no PBL e no contexto social e econômico é realizada. Esta análise é conduzida com o intuito de responder perguntas voltadas para o cotidiano dos alunos através da aplicação de plataformas digitais. Ao final do experimento, espera-se que os participantes obtenham maior desempenho em decorrência da aplicação do PBL, comprovando a eficácia do método e alcançando o objetivo da pesquisa.