A UTILIZAÇÃO DO RPG COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DE DINÂMICA E CINEMÁTICA.
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 42860 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 586 "inscrito_id" => 1608 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO RPG COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DE DINÂMICA E CINEMÁTICA." "resumo" => """ Este trabalho refere-se ao estudo da aplicabilidade do RPG pedagógico no\r\n ensino de ciências nas escolas públicas baseando-se nos conceitos de\r\n aprendizagem significativa de Ausubel. O objetivo é compreender se a imersão dos alunos em uma narrativa proposta pelo professor, onde eles devem solucionar problemas reais-imaginários utilizando-se de conceitos aprendidos em sala de aula, facilitaria a associação de conteúdo, utilizando das interações entre subsunçores. Ao final, este trabalho visa utilizar de agentes facilitadores da\r\n aprendizagem, para que haja uma otimização na obtenção de conhecimentos que não serão esquecidos facilmente por estarem associados a diversas informações já adquiridas por alunos. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade" "palavra_chave" => "RPG PEDAGÓGICO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATICA, GAMEFICAÇÃO DO ENSINO, CINEMÁTICA, CINEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA24_ID1608_03062018133739.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:26" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILER VIRGULINO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MILER VIRGULINO" "autor_email" => "miler.virgulino@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 42860 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 586 "inscrito_id" => 1608 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO RPG COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DE DINÂMICA E CINEMÁTICA." "resumo" => """ Este trabalho refere-se ao estudo da aplicabilidade do RPG pedagógico no\r\n ensino de ciências nas escolas públicas baseando-se nos conceitos de\r\n aprendizagem significativa de Ausubel. O objetivo é compreender se a imersão dos alunos em uma narrativa proposta pelo professor, onde eles devem solucionar problemas reais-imaginários utilizando-se de conceitos aprendidos em sala de aula, facilitaria a associação de conteúdo, utilizando das interações entre subsunçores. Ao final, este trabalho visa utilizar de agentes facilitadores da\r\n aprendizagem, para que haja uma otimização na obtenção de conhecimentos que não serão esquecidos facilmente por estarem associados a diversas informações já adquiridas por alunos. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade" "palavra_chave" => "RPG PEDAGÓGICO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATICA, GAMEFICAÇÃO DO ENSINO, CINEMÁTICA, CINEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA24_ID1608_03062018133739.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:26" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILER VIRGULINO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MILER VIRGULINO" "autor_email" => "miler.virgulino@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }