Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A EXPERIMENTAÇÃO ATRAVÉS DA CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM INTERCÂMBIO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO, CIRCO DE CIÊNCIA Comunicação Oral (CO) AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 42836
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 379
    "inscrito_id" => 26
    "titulo" => "A EXPERIMENTAÇÃO ATRAVÉS DA CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM INTERCÂMBIO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE"
    "resumo" => "O projeto de extensão circo da ciência tem as características de um projeto multidisciplinar, é realizado pelo Centro de Educação e Saúde – CES/UFCG que visa disponibilizar aos alunos e professores do ensino fundamental e médio novas ferramentas didáticas que possam melhorar de forma significativa o processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, a apresentação de experimentos contextualizados desperta a criatividade e fornece aos educandos autonomia, uma vez que através dos experimentos os seus conhecimentos prévios são levados em consideração, de forma que os alunos reorganizem as concepções distorcidas sobre a ciência na tentativa de desenvolver uma aprendizagem construtivista e crítica. A necessidade da contextualização do ensino surgiu em um momento da educação formal quando os conteúdos escolares eram apresentados de forma fragmentada e isolada, apartados de seus contextos de produção científica, educacional e social. O objetivo deste trabalho foi discutir a importância de repensar a situação atual das escolas de rede pública e repensar as práticas estabelecidas nas instituições de ensino, para que seja possível desenvolver formas de contribuir para a qualidade do ensino de ciências para o ensino fundamental e médio, através da experimentação. Na maioria das vezes os alunos não percebem o quanto a química está presente em seu cotidiano. E, conscientes da responsabilidade da divulgação desse conhecimento e da importância das ciências, se aposta cada vez mais na divulgação do conhecimento científico. Na discussão dos resultados apontamos que o desenvolvimento dos experimentos constatou um grande interesse dos alunos em compreender como os experimentos acontecem, além de ser um estímulo para aqueles que estão em dúvida em qual área ingressar no ensino superior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO, CIRCO DE CIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA25_ID26_28052018142934.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO JONATHAN DE OLIVEIRA ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO"
    "autor_email" => "francisco.jonathan1996@gm"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 42836
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 379
    "inscrito_id" => 26
    "titulo" => "A EXPERIMENTAÇÃO ATRAVÉS DA CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM INTERCÂMBIO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE"
    "resumo" => "O projeto de extensão circo da ciência tem as características de um projeto multidisciplinar, é realizado pelo Centro de Educação e Saúde – CES/UFCG que visa disponibilizar aos alunos e professores do ensino fundamental e médio novas ferramentas didáticas que possam melhorar de forma significativa o processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, a apresentação de experimentos contextualizados desperta a criatividade e fornece aos educandos autonomia, uma vez que através dos experimentos os seus conhecimentos prévios são levados em consideração, de forma que os alunos reorganizem as concepções distorcidas sobre a ciência na tentativa de desenvolver uma aprendizagem construtivista e crítica. A necessidade da contextualização do ensino surgiu em um momento da educação formal quando os conteúdos escolares eram apresentados de forma fragmentada e isolada, apartados de seus contextos de produção científica, educacional e social. O objetivo deste trabalho foi discutir a importância de repensar a situação atual das escolas de rede pública e repensar as práticas estabelecidas nas instituições de ensino, para que seja possível desenvolver formas de contribuir para a qualidade do ensino de ciências para o ensino fundamental e médio, através da experimentação. Na maioria das vezes os alunos não percebem o quanto a química está presente em seu cotidiano. E, conscientes da responsabilidade da divulgação desse conhecimento e da importância das ciências, se aposta cada vez mais na divulgação do conhecimento científico. Na discussão dos resultados apontamos que o desenvolvimento dos experimentos constatou um grande interesse dos alunos em compreender como os experimentos acontecem, além de ser um estímulo para aqueles que estão em dúvida em qual área ingressar no ensino superior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO, CIRCO DE CIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA25_ID26_28052018142934.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO JONATHAN DE OLIVEIRA ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO"
    "autor_email" => "francisco.jonathan1996@gm"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

O projeto de extensão circo da ciência tem as características de um projeto multidisciplinar, é realizado pelo Centro de Educação e Saúde – CES/UFCG que visa disponibilizar aos alunos e professores do ensino fundamental e médio novas ferramentas didáticas que possam melhorar de forma significativa o processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, a apresentação de experimentos contextualizados desperta a criatividade e fornece aos educandos autonomia, uma vez que através dos experimentos os seus conhecimentos prévios são levados em consideração, de forma que os alunos reorganizem as concepções distorcidas sobre a ciência na tentativa de desenvolver uma aprendizagem construtivista e crítica. A necessidade da contextualização do ensino surgiu em um momento da educação formal quando os conteúdos escolares eram apresentados de forma fragmentada e isolada, apartados de seus contextos de produção científica, educacional e social. O objetivo deste trabalho foi discutir a importância de repensar a situação atual das escolas de rede pública e repensar as práticas estabelecidas nas instituições de ensino, para que seja possível desenvolver formas de contribuir para a qualidade do ensino de ciências para o ensino fundamental e médio, através da experimentação. Na maioria das vezes os alunos não percebem o quanto a química está presente em seu cotidiano. E, conscientes da responsabilidade da divulgação desse conhecimento e da importância das ciências, se aposta cada vez mais na divulgação do conhecimento científico. Na discussão dos resultados apontamos que o desenvolvimento dos experimentos constatou um grande interesse dos alunos em compreender como os experimentos acontecem, além de ser um estímulo para aqueles que estão em dúvida em qual área ingressar no ensino superior.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.