Quando uma palavra é associada a uma certa ideia, pode-se pensar que tal palavra sempre irá definir perfeitamente um certo fenômeno e/ou objeto. O que acontece é que podemos estar a um passo de cometer um grave erro, uma vez que nem sempre a maneira em que usamos as palavras remetem ao seu significado original, que é o científico. Pensando nisso, os bolsistas do Programa Tutorial Educacional (PET) do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus João Câmara, desenvolveram este trabalho, que tem por intuito buscar e pesquisar palavras que mais causam erros de interpretação na Disciplina de Física, escolhendo a Dinâmica (uma das subdivisões da Mecânica) como campo de pesquisa. Analisando assim alguns dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2018 que abordam essa problemática, mostrando se eles trazem essa discussão. Dando apoio de leitura para os professores, e principalmente para os alunos. O objetivo é fazer com que os professores de Física e os estudantes de Graduação reflitam sobre a definição científica e saibam realizar as devidas correções em sala de aula, buscando sempre a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.