Artigo Anais XIII CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

GÊNERO E EDUCAÇÃO: ESTUDO ACERCA DA FEMINIZAÇÃO DA DOCÊNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UPE - CAMPUS MATA NORTE EM NAZARÉ DA MATA, PERNAMBUCO.

Palavra-chaves: GÊNERO E EDUCAÇÃO, FEMINIZAÇÃO DA DOCÊNCIA, LICENCIATURA, NAZARÉ DA MATA, NAZARÉ DA MATA Comunicação Oral (CO) GT 02 – Gênero, Sexualidades e Educação Publicado em 13 de julho de 2018

Resumo

No Brasil, assim como em diversas sociedades, as mulheres foram direcionadas ao espaço privado, às atividades domésticas e a educação que recebiam preocupava-se em formar boas filhas, esposas e mães. Com o escasso processo educacional disponível para as mulheres, após longos anos foi na profissão de professora que muitas mulheres deram o primeiro passo rumo à esfera pública. A partir dos conceitos de feminização da docência e de espaço privado restrito às mulheres, trabalhados por Guacira Lopes Louro e Mary Del Priore, será investigado a existência da feminização da docência na Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte, espaço voltado à formação de professores durante muito anos. Será levado em consideração as mudanças e permanências no comportamento e valores da sociedade pernambucana. Como fonte foram analisadas as atas de conclusão de curso das licenciaturas plenas no início do século XXI.

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