Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

PATRIMÔNIO CULTURAL E LUGARES DE MEMÓRIA: SITUAÇÕES DIDÁTICAS PARA A HISTÓRIA DO LUGAR

Palavra-chaves: Ensino De História, História Do Lugar, Identidade Cultural Comunicação Oral 18 - PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 411
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 454
    "inscrito_id" => 50
    "titulo" => "PATRIMÔNIO CULTURAL E LUGARES DE MEMÓRIA: SITUAÇÕES DIDÁTICAS PARA A HISTÓRIA DO LUGAR"
    "resumo" => "Neste artigo procuramos dialogar com os professores que se ocupam com a História ensinada sobre alternativas possíveis de ensinar e aprender a História do Lugar, adotando como ponto de partida o patrimônio cultural e os lugares de memória. Apresentamos propostas, tais como: visitas a lugares históricos e entrevistas com familiares, que podem ser utilizadas pelo professor para trabalhar com seus alunos a História do Lugar no qual estão inseridos. Esses métodos têm como intuito despertar nos estudantes uma identificação com o lugar no qual vivem, como também gerar um interesse pela preservação de patrimônios públicos e culturais, fazendo com que se tornem cidadãos mais participativos na sociedade a qual pertencem. Tomamos como base pesquisas de alguns autores que abordam essa temática, documentos, incluindo os PCN’s, destacando a necessidade de ruptura com os métodos pedagógicos tradicionalmente incorporados nas práticas de ensino-aprendizagem que, além de não assegurarem o aprendizado efetivo, não garantem a apreensão problematizadora e transformadora dos lugares. No processo de construção do estudo, que levou a elaboração desse artigo, concluímos preliminarmente que o patrimônio cultural dos lugares e os lugares de memória são exemplos importantes de experiências significativas de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "18 - PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA"
    "palavra_chave" => "Ensino de história, História do lugar, Identidade cultural"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "c0c7c76d30bd3dcaefc96f40275bdc0a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DANIELE RIBEIRO PARENTE"
    "autor_nome_curto" => "MARIA DANIELE"
    "autor_email" => "marydanieb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 411
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 454
    "inscrito_id" => 50
    "titulo" => "PATRIMÔNIO CULTURAL E LUGARES DE MEMÓRIA: SITUAÇÕES DIDÁTICAS PARA A HISTÓRIA DO LUGAR"
    "resumo" => "Neste artigo procuramos dialogar com os professores que se ocupam com a História ensinada sobre alternativas possíveis de ensinar e aprender a História do Lugar, adotando como ponto de partida o patrimônio cultural e os lugares de memória. Apresentamos propostas, tais como: visitas a lugares históricos e entrevistas com familiares, que podem ser utilizadas pelo professor para trabalhar com seus alunos a História do Lugar no qual estão inseridos. Esses métodos têm como intuito despertar nos estudantes uma identificação com o lugar no qual vivem, como também gerar um interesse pela preservação de patrimônios públicos e culturais, fazendo com que se tornem cidadãos mais participativos na sociedade a qual pertencem. Tomamos como base pesquisas de alguns autores que abordam essa temática, documentos, incluindo os PCN’s, destacando a necessidade de ruptura com os métodos pedagógicos tradicionalmente incorporados nas práticas de ensino-aprendizagem que, além de não assegurarem o aprendizado efetivo, não garantem a apreensão problematizadora e transformadora dos lugares. No processo de construção do estudo, que levou a elaboração desse artigo, concluímos preliminarmente que o patrimônio cultural dos lugares e os lugares de memória são exemplos importantes de experiências significativas de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "18 - PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA"
    "palavra_chave" => "Ensino de história, História do lugar, Identidade cultural"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "c0c7c76d30bd3dcaefc96f40275bdc0a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DANIELE RIBEIRO PARENTE"
    "autor_nome_curto" => "MARIA DANIELE"
    "autor_email" => "marydanieb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Neste artigo procuramos dialogar com os professores que se ocupam com a História ensinada sobre alternativas possíveis de ensinar e aprender a História do Lugar, adotando como ponto de partida o patrimônio cultural e os lugares de memória. Apresentamos propostas, tais como: visitas a lugares históricos e entrevistas com familiares, que podem ser utilizadas pelo professor para trabalhar com seus alunos a História do Lugar no qual estão inseridos. Esses métodos têm como intuito despertar nos estudantes uma identificação com o lugar no qual vivem, como também gerar um interesse pela preservação de patrimônios públicos e culturais, fazendo com que se tornem cidadãos mais participativos na sociedade a qual pertencem. Tomamos como base pesquisas de alguns autores que abordam essa temática, documentos, incluindo os PCN’s, destacando a necessidade de ruptura com os métodos pedagógicos tradicionalmente incorporados nas práticas de ensino-aprendizagem que, além de não assegurarem o aprendizado efetivo, não garantem a apreensão problematizadora e transformadora dos lugares. No processo de construção do estudo, que levou a elaboração desse artigo, concluímos preliminarmente que o patrimônio cultural dos lugares e os lugares de memória são exemplos importantes de experiências significativas de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.