Artigo Anais III CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS DE SAÚDE NA PREVENÇÃO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA ENTRE PASSAGEIROS DE TRANSPORTE PÚBLICO NUMA CIDADE PARAIBANA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO EM SAÚDE, PRESSÃO ARTERIAL, DOENÇA CRÔNICA Pôster (PO) AT-07: Saúde Coletiva
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Publicado em 13 de junho de 2018

Resumo

Objetivou-se realizar prevenção de agravos associados à Hipertensão Arterial Sistêmica entre passageiros de transporte público coletivo de uma cidade paraibana. Utilizou-se metodologia ativa do tipo Aprendizagem Baseada em Problema (ABP). As intervenções educativas em saúde como instrumento de controle da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) foram realizadas no Terminal de Integração de Ônibus do centro da cidade de Campina Grande, Paraíba, no período de agosto a dezembro de 2017, totalizando 1571 atendimentos. Os assistidos foram inicialmente convidados a participarem das ações e caso, desejassem fazer parte da intervenção voluntariamente, eram encaminhados ao acolhimento, onde registravam-se dados referentes ao sexo, idade e profissão em Formulário Padrão desenvolvido pelo Núcleo de Educação e Atenção em Saúde da Universidade Estadual da Paraíba (NEAS/UEPB). Em seguida, realizava-se a aferição da pressão arterial, interpretação e registro dos índices obtidos. Caso observadas elevação da pressão arterial, o indivíduo recebia orientações voltadas à adoção de hábitos saudáveis que possibilitassem o retorno ao controle dos níveis pressóricos resultando em melhoria da qualidade de vida do assistido. Observou-se que 61,48% e 38,51% dos assistidos eram do sexo feminino e masculino, respectivamente. No sexo feminino, 21,01% apresentaram níveis pressóricos elevados e 14,90% HAS no estágio I e, 21,73% HAS no estágio II. Na população masculina, 24,13% apresentavam níveis pressóricos elevados, 20,33% apresentavam HAS no estágio I e 28,59% HAS no estágio II. Faz-se necessário o desenvolvimento de atitude crítica dos usuários de transporte público coletivo na observância dos níveis pressóricos não ignorando a HAS ou controlando seus níveis tensionais, após diagnosticados A realização de ações educativas em saúde contribui para melhoria da qualidade de vida do assistido, possibilitando a educação em saúde para o controle da HAS, minimizando prevalência, agravos e morbimortalidade relacionada.

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