Artigo Anais III CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NAS AÇÕES EDUCATIVAS DE VOZ EM GRUPO PARA O PROFESSOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Palavra-chaves: VOZ, DOCENTES, TERAPIA DE GRUPO, TREINAMENTO DA VOZ, TREINAMENTO DA VOZ Comunicação Oral (CO) AT-08: Fonoaudiologia
"2018-06-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 40790
    "edicao_id" => 88
    "trabalho_id" => 540
    "inscrito_id" => 1964
    "titulo" => "ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NAS AÇÕES EDUCATIVAS DE VOZ EM GRUPO PARA O PROFESSOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA"
    "resumo" => "As pesquisas fonoaudiológicas da área de voz revelam que o professor apresenta alto risco para desenvolver distúrbio da voz de ordem ocupacional, devido à multifatoriedade relacionados à formação, organização e ambiente de trabalho. Para diminuir esses riscos, são promovidas ações educativas em voz que oferecem orientações teóricas-práticas focadas na prevenção da saúde vocal. Mostra-se importante compreender o que vêm sendo realizado nas pesquisas de intervenção e promoção da saúde vocal do professor, pois, trata-se de um conhecimento que pode direcionar o Fonoaudiólogo no planejamento de ações mais efetivas. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão integrativa, dos últimos 10 anos, sobre uma análise de como vem sendo desenvolvidas as ações educativas de voz e os benefícios da modalidade em grupo com foco no professor. A pesquisa foi realizada a partir da associação dos descritores “voz”, “docentes”, “terapia de grupo” e “treinamento da voz” e seus correspondentes na língua inglesa. As bases de dados utilizadas foram: LILACS, PubMed e SciELO. A pesquisa inicial resultou em 1.944 artigos. Foram incluídos nove estudos obedecendo os critérios de inclusão e exclusão. A partir desta revisão integrativa, verifica-se que a abordagem eclética está sendo cada vez mais utilizada na literatura, e os conteúdos relacionados a fisiologia e anatomia da voz, hábitos vocais saudáveis e os exercícios vocais, são considerados assuntos fundamentais dentro destas ações. Além disso, todos os estudos referiram que a modalidade em grupo favorece no processo de aprendizado e cria laços de apoio entre os professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT-08: Fonoaudiologia"
    "palavra_chave" => "VOZ, DOCENTES, TERAPIA DE GRUPO, TREINAMENTO DA VOZ, TREINAMENTO DA VOZ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV108_MD1_SA8_ID1964_21052018132620.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:25"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:35:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA BRIANNE DA COSTA PENHA"
    "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA PENHA"
    "autor_email" => "patriciabrianne.fono@gmai"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais III CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a0164e65af_16022020235844.png"
    "edicao_capa" => "5f1844cf3c5b5_22072020105319.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 40790
    "edicao_id" => 88
    "trabalho_id" => 540
    "inscrito_id" => 1964
    "titulo" => "ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NAS AÇÕES EDUCATIVAS DE VOZ EM GRUPO PARA O PROFESSOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA"
    "resumo" => "As pesquisas fonoaudiológicas da área de voz revelam que o professor apresenta alto risco para desenvolver distúrbio da voz de ordem ocupacional, devido à multifatoriedade relacionados à formação, organização e ambiente de trabalho. Para diminuir esses riscos, são promovidas ações educativas em voz que oferecem orientações teóricas-práticas focadas na prevenção da saúde vocal. Mostra-se importante compreender o que vêm sendo realizado nas pesquisas de intervenção e promoção da saúde vocal do professor, pois, trata-se de um conhecimento que pode direcionar o Fonoaudiólogo no planejamento de ações mais efetivas. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão integrativa, dos últimos 10 anos, sobre uma análise de como vem sendo desenvolvidas as ações educativas de voz e os benefícios da modalidade em grupo com foco no professor. A pesquisa foi realizada a partir da associação dos descritores “voz”, “docentes”, “terapia de grupo” e “treinamento da voz” e seus correspondentes na língua inglesa. As bases de dados utilizadas foram: LILACS, PubMed e SciELO. A pesquisa inicial resultou em 1.944 artigos. Foram incluídos nove estudos obedecendo os critérios de inclusão e exclusão. A partir desta revisão integrativa, verifica-se que a abordagem eclética está sendo cada vez mais utilizada na literatura, e os conteúdos relacionados a fisiologia e anatomia da voz, hábitos vocais saudáveis e os exercícios vocais, são considerados assuntos fundamentais dentro destas ações. Além disso, todos os estudos referiram que a modalidade em grupo favorece no processo de aprendizado e cria laços de apoio entre os professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT-08: Fonoaudiologia"
    "palavra_chave" => "VOZ, DOCENTES, TERAPIA DE GRUPO, TREINAMENTO DA VOZ, TREINAMENTO DA VOZ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV108_MD1_SA8_ID1964_21052018132620.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:25"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:35:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA BRIANNE DA COSTA PENHA"
    "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA PENHA"
    "autor_email" => "patriciabrianne.fono@gmai"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais III CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a0164e65af_16022020235844.png"
    "edicao_capa" => "5f1844cf3c5b5_22072020105319.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 13 de junho de 2018

Resumo

As pesquisas fonoaudiológicas da área de voz revelam que o professor apresenta alto risco para desenvolver distúrbio da voz de ordem ocupacional, devido à multifatoriedade relacionados à formação, organização e ambiente de trabalho. Para diminuir esses riscos, são promovidas ações educativas em voz que oferecem orientações teóricas-práticas focadas na prevenção da saúde vocal. Mostra-se importante compreender o que vêm sendo realizado nas pesquisas de intervenção e promoção da saúde vocal do professor, pois, trata-se de um conhecimento que pode direcionar o Fonoaudiólogo no planejamento de ações mais efetivas. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão integrativa, dos últimos 10 anos, sobre uma análise de como vem sendo desenvolvidas as ações educativas de voz e os benefícios da modalidade em grupo com foco no professor. A pesquisa foi realizada a partir da associação dos descritores “voz”, “docentes”, “terapia de grupo” e “treinamento da voz” e seus correspondentes na língua inglesa. As bases de dados utilizadas foram: LILACS, PubMed e SciELO. A pesquisa inicial resultou em 1.944 artigos. Foram incluídos nove estudos obedecendo os critérios de inclusão e exclusão. A partir desta revisão integrativa, verifica-se que a abordagem eclética está sendo cada vez mais utilizada na literatura, e os conteúdos relacionados a fisiologia e anatomia da voz, hábitos vocais saudáveis e os exercícios vocais, são considerados assuntos fundamentais dentro destas ações. Além disso, todos os estudos referiram que a modalidade em grupo favorece no processo de aprendizado e cria laços de apoio entre os professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.