Durante a adolescência, fase compreendida por continuas alterações biológicas e psicológicas o jovem se torna susceptível a experiências de risco, que comumente ocorrem concomitantemente ao consumo de drogas, que se tornou um problema social e de saúde, pois a partir desse consumo os jovens são induzidos a apresentar atitudes infracionais, portanto, é de fundamental importância a abordagem da temática de não consumo de drogas no ambiente escolar. Este artigo objetiva demonstrar com a experiência do Projeto de Extensão “Adolescendo sem Álcool, Crack ou outras Drogas: uma proposta transdisciplinar de abordagem” a importância da abordagem escolar dos efeitos nocivos do consumo de drogas e o seu impacto na formação de graduandos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Odontologia e Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba. As atividades são realizadas em uma Escola Estadual da cidade de Campina Grande com alunos com idades entre 10 a 15 anos com a prática de ações de promoção a saúde e prevenção do consumo de drogas utilizando Metodologias Ativas de aprendizado. São executadas atividades como dinâmicas em grupo, atividades esportivas e rodas de conversa que propõem a discussão crítica e reflexiva sobre os efeitos e consequências do uso de drogas, objetivando o não consumo destas. A abordagem permite a graduandos e alunos a construção mútua do conhecimento, o que contribui na formação dos extensionistas como profissionais da saúde ativos na sociedade e que conhecem a efetividade da transdisciplinaridade, paralelamente aos adolescentes que demonstram consciência sobre os efeitos negativos do uso de drogas.