Artigo Anais III CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DE ISTS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, SAÚDE, INFECÇÕES, SEXUALMENTE, SEXUALMENTE Pôster (PO) AT-07: Saúde Coletiva
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      curricular de Saúde Coletiva destacando a importância da educação em saúde para as comunidades em\r\n
      geral e para a formação do estudante de Medicina, a partir da vivência nas Unidades Básicas de Saúde.\r\n
      A atividade de educação em saúde buscou introduzir na população a mudança de comportamento\r\n
      acerca das práticas de prevenção da transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs),\r\n
      além de ter norteado a necessidade e o valor do componente curricular da disciplina em questão\r\n
      dentro do curso de Medicina que foi a porta de acesso para dar visibilidade às questões mencionadas\r\n
      neste texto. Com esse objetivo em mente, os autores relatam a sua participação, juntamente com\r\n
      equipe de saúde da família UBS Velame II na construção de um pensamento firmado na busca pela\r\n
      proteção contra as ISTs, a partir do desenvolvimento de estratégias específicas para a população local\r\n
      e frequentadora da unidade. Diante disso, o planejamento inicial de explicitar o conteúdo sobre as\r\n
      ISTs para os ouvintes parecia insuficiente para a necessidade de informação que eles precisavam. A\r\n
      partir disso, fortaleceu-se a estratégia introduzindo placas com imagens das lesões causadas pelas\r\n
      doenças, bem como um quizz de perguntas que se respondiam com “verdadeiro” ou “falso” para testar\r\n
      a memória dos participantes da discussão e ainda influenciar a elucidação de qualquer dúvida que\r\n
      houvesse resistido. E assim, conclui-se a necessidade de atividades nesse mérito para compor uma\r\n
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Publicado em 13 de junho de 2018

Resumo

Este artigo propõe descrever a experiência que os autores tiveram em uma atividade do componente curricular de Saúde Coletiva destacando a importância da educação em saúde para as comunidades em geral e para a formação do estudante de Medicina, a partir da vivência nas Unidades Básicas de Saúde. A atividade de educação em saúde buscou introduzir na população a mudança de comportamento acerca das práticas de prevenção da transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de ter norteado a necessidade e o valor do componente curricular da disciplina em questão dentro do curso de Medicina que foi a porta de acesso para dar visibilidade às questões mencionadas neste texto. Com esse objetivo em mente, os autores relatam a sua participação, juntamente com equipe de saúde da família UBS Velame II na construção de um pensamento firmado na busca pela proteção contra as ISTs, a partir do desenvolvimento de estratégias específicas para a população local e frequentadora da unidade. Diante disso, o planejamento inicial de explicitar o conteúdo sobre as ISTs para os ouvintes parecia insuficiente para a necessidade de informação que eles precisavam. A partir disso, fortaleceu-se a estratégia introduzindo placas com imagens das lesões causadas pelas doenças, bem como um quizz de perguntas que se respondiam com “verdadeiro” ou “falso” para testar a memória dos participantes da discussão e ainda influenciar a elucidação de qualquer dúvida que houvesse resistido. E assim, conclui-se a necessidade de atividades nesse mérito para compor uma sociedade mais instruída, saudável e propagadora do discurso fornecido, e a importância de prevenção e da promoção da saúde.

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