A educação psicomotora é de suma importância para o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas, criativas e afetivas de alunos da Educação Infantil e Básica e ao longo de toda a vida. Por isso, devemos trabalhar atividades recreativas para estimular o desenvolvimento dos elementos psicomotores como: flexibilidade, equilíbrio, imagem corporal, lateralidade, estrutura espaço-temporal, ritmicidade, coordenação motora fina e coordenação motora grossa para prevenir desafios e obstáculos no desenvolvimento global evitando assim possíveis problemas no desempenho educacional escolar das crianças. O objetivo principal deste trabalho é verificar a viabilidade psicomotora de uma criança a partir dos 6 anos de idade para estimulação no desempenho psíquico e motor. A pesquisa de campo foi realizada com alunos de uma turma do segundo ano do Ensino Fundamental I de uma Escola Municipal em Campina Grande-PB, salientando que participaram das atividades dois alunos, porém a análise se direcionou para apenas uma criança. O trabalho se consolida pela importância do exercício físico, principalmente para o desenvolvimento das bases psicomotoras, pois, segundo FONSECA (1983, p.35) quando elas bem desenvolvidas favorecem a consciência corporal e o preparo do corpo para o processo da aprendizagem das habilidades da leitura e escrita. Conclui-se que o educador deve auxiliar a criança no seu desenvolvimento psicomotor a partir de atividades diversificadas de caráter educativo e preventivo que ofereçam o desenvolvimento desse processo.