Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da discussão de gênero no espaço escolar, considerando sua interação com o ensino de Geografia. Ao iniciarmos os estudos, buscamos analisar de que forma essa discussão de gênero esta sendo realizada na Escola Estadual Professora Maria Edilma de Freitas, localizada na cidade de Pau dos Ferros-RN. Para alcançar os desígnios do trabalho, realizamos leituras bibliográficas de autores como: Paula e Nascimento (2013), Andrade e Azevedo (2014), Santos e Soares (2011), dentre outros. Como processo metodológico realizamos o uso de entrevistas à direção escolar, coordenação pedagógica e o professor de geografia, configurando esta pesquisa de caráter qualitativo. Utilizando-se do mesmo método, aplicamos questionários aos alunos do 2º ano do nível médio de ensino. Os resultados obtidos nos mostraram que a gestão escolar, equipe pedagógica, o professor de geografia e os alunos da turma, compreendem que esta discussão ocorra, uma vez que no âmbito da sala de aula o processo de ensino e aprendizagem é necessário para que os alunos se tornem mais reflexivos e formadores de opiniões, dada a importância do gênero em suas vidas. Todavia, apreendemos que esta discussão vem sendo feita de uma forma superficial no ambiente educacional. Compreendemos que melhorias são necessárias no programa da escola estudada, no intuito de haver uma maior efetivação dessa discussão, uma vez que possibilitará uma maior aproximação dos estudantes e equipe em geral, para que assim, estes possam tratar com mais igualdade e sem preconceito os envolvidos com a temática de gênero.