Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA PARA DISCUTIR TEMAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: UM RECORTE SOBRE A MULHER NA CIÊNCIA E O CONCEITO DE CALOR

Palavra-chaves: HISTÓRIA DA CIÊNCIA, MULHER NA CIÊNCIA, CONCEITO DE CALOR, MÁQUINAS TÉRMICAS Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38829
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1526
    "inscrito_id" => 639
    "titulo" => "USO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA PARA DISCUTIR TEMAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: UM RECORTE SOBRE A MULHER NA CIÊNCIA E O CONCEITO DE CALOR"
    "resumo" => "As práticas de ensino nas salas de aula de Física, quando construídas a partir de uma metodologia tradicional, dificilmente permitem ao estudante compreender os conceitos de forma efetiva. Diante disso, o nosso trabalho traz um relato de uma proposta desenvolvida e realizada com estudantes do ensino básico utilizando como abordagem a História da Ciência no ensino de Física. O primeiro tema discutido foi um resgate histórico da vida de Marie Currie como perquisadora, enfatizando a importância da mulher no cenário cientifico e na sociedade em geral, o segundo tema foi acerca da evolução do conceito de calor, o desenvolvimento das máquinas térmica e sua relação com a Revolução Industrial. A perspectiva do trabalho em sala de aula foi o principal elemento de estudo de todo nosso processo de ensino. O público alvo da atividade foram estudantes do segundo ano do ensino médio regular de uma escola pública estadual da cidade de Campina Grande – PB. Com a realização da atividade foi possível alcançar os objetivos inicialmente delimitados, além de perceber a efetividade do uso dessa metodologia para discutir temas de Física. Os estudantes conseguiram, além de construir os conceitos Físicos pretendidos, relacioná-los as questões sociais discutidas a partir da abordagem histórica utilizada, bem como formar opiniões consistentes embasadas nos fatos apresentados a partir da proposta. Avaliamos como bastante promissora a utilização de tal abordagem, para discutir os temas propostos aqui, bem como outros temas da Ciência, permitindo ao estudante aprofundar seu conhecimento diante de uma teoria ou conceito, relacionando-o as diversas vertentes as quais está relacionado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA CIÊNCIA, MULHER NA CIÊNCIA, CONCEITO DE CALOR, MÁQUINAS TÉRMICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID639_10092017214154.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO GOMES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO SANTOS"
    "autor_email" => "marcelofisicapb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38829
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1526
    "inscrito_id" => 639
    "titulo" => "USO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA PARA DISCUTIR TEMAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: UM RECORTE SOBRE A MULHER NA CIÊNCIA E O CONCEITO DE CALOR"
    "resumo" => "As práticas de ensino nas salas de aula de Física, quando construídas a partir de uma metodologia tradicional, dificilmente permitem ao estudante compreender os conceitos de forma efetiva. Diante disso, o nosso trabalho traz um relato de uma proposta desenvolvida e realizada com estudantes do ensino básico utilizando como abordagem a História da Ciência no ensino de Física. O primeiro tema discutido foi um resgate histórico da vida de Marie Currie como perquisadora, enfatizando a importância da mulher no cenário cientifico e na sociedade em geral, o segundo tema foi acerca da evolução do conceito de calor, o desenvolvimento das máquinas térmica e sua relação com a Revolução Industrial. A perspectiva do trabalho em sala de aula foi o principal elemento de estudo de todo nosso processo de ensino. O público alvo da atividade foram estudantes do segundo ano do ensino médio regular de uma escola pública estadual da cidade de Campina Grande – PB. Com a realização da atividade foi possível alcançar os objetivos inicialmente delimitados, além de perceber a efetividade do uso dessa metodologia para discutir temas de Física. Os estudantes conseguiram, além de construir os conceitos Físicos pretendidos, relacioná-los as questões sociais discutidas a partir da abordagem histórica utilizada, bem como formar opiniões consistentes embasadas nos fatos apresentados a partir da proposta. Avaliamos como bastante promissora a utilização de tal abordagem, para discutir os temas propostos aqui, bem como outros temas da Ciência, permitindo ao estudante aprofundar seu conhecimento diante de uma teoria ou conceito, relacionando-o as diversas vertentes as quais está relacionado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA CIÊNCIA, MULHER NA CIÊNCIA, CONCEITO DE CALOR, MÁQUINAS TÉRMICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID639_10092017214154.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO GOMES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO SANTOS"
    "autor_email" => "marcelofisicapb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As práticas de ensino nas salas de aula de Física, quando construídas a partir de uma metodologia tradicional, dificilmente permitem ao estudante compreender os conceitos de forma efetiva. Diante disso, o nosso trabalho traz um relato de uma proposta desenvolvida e realizada com estudantes do ensino básico utilizando como abordagem a História da Ciência no ensino de Física. O primeiro tema discutido foi um resgate histórico da vida de Marie Currie como perquisadora, enfatizando a importância da mulher no cenário cientifico e na sociedade em geral, o segundo tema foi acerca da evolução do conceito de calor, o desenvolvimento das máquinas térmica e sua relação com a Revolução Industrial. A perspectiva do trabalho em sala de aula foi o principal elemento de estudo de todo nosso processo de ensino. O público alvo da atividade foram estudantes do segundo ano do ensino médio regular de uma escola pública estadual da cidade de Campina Grande – PB. Com a realização da atividade foi possível alcançar os objetivos inicialmente delimitados, além de perceber a efetividade do uso dessa metodologia para discutir temas de Física. Os estudantes conseguiram, além de construir os conceitos Físicos pretendidos, relacioná-los as questões sociais discutidas a partir da abordagem histórica utilizada, bem como formar opiniões consistentes embasadas nos fatos apresentados a partir da proposta. Avaliamos como bastante promissora a utilização de tal abordagem, para discutir os temas propostos aqui, bem como outros temas da Ciência, permitindo ao estudante aprofundar seu conhecimento diante de uma teoria ou conceito, relacionando-o as diversas vertentes as quais está relacionado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.