Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 266
ESTRATÉGIAS DE LEITURA UTILIZADAS PELO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ESTRATÉGIAS, LEITURA, COMPREENSÃO Comunicação Oral(CO) GT 10 - EXPERIENCIAS DE LEITURAS EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

No presente artigo levantamos o questionamento acerca de quais estratégias podem ser utilizadas pelo professor de língua portuguesa para desenvolver competências de leitura. Objetivamos observar e descrever como essas estratégias são empregadas por uma professora de língua portuguesa do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Campina Grande-PB. Fundamentam essa discussão as contribuições dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) de Língua Portuguesa, de Pasquier e Dolz (1996); Isabel Solé (1998) Philippe Perrenoud (2000) e Kleiman (2000). Para tanto, partimos de um diagnóstico realizado no âmbito do subprojeto PIBID-Letras, a fim de demonstrar, mesmo que inicialmente, quais estratégias facilitam a compreensão de textos e quais procedimentos do professor podem despertar no aluno práticas eficientes e sistemáticas de leitura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.