Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEXUALIDADE NA ESCOLA: METODOLOGIAS DIDÁTICAS ALTERNATIVAS NA ABORDAGEM DO TEMA INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E RELAÇÕES SEXUAIS NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ISTS, DSTS, ADOLESCENTES, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38614
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3988
    "inscrito_id" => 8083
    "titulo" => "SEXUALIDADE NA ESCOLA: METODOLOGIAS DIDÁTICAS ALTERNATIVAS NA ABORDAGEM DO TEMA INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E RELAÇÕES SEXUAIS NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "As Infecções Sexualmente Transmissíveis são compreendidas como agentes infecciosos que podem desencadear as Doenças Sexualmente Transmissíveis, estando entre os problemas de saúde pública mais frequente em todo mundo, principalmente nos países em desenvolvimento. Considerando que os casos de ISTs ocorrem principalmente entre adolescentes na faixa de risco, a educação exerce um papel fundamental na redução dessas infecções por meio da promoção de debates a respeito da temática e, possibilitando assim, a mediação de reflexões atitudinais para a construção de novos saberes visando sobretudo a prevenção dessas infecções. O tema Orientação Sexual é abordado como Tema Transversal nas escolas, mas apesar da flexibilidade do currículo muitos professores não desenvolvem os conteúdos sobre sexualidade, pois alegam principalmente o despreparo pedagógico. Este trabalho objetivou expor um relato de experiência de discentes do curso de Ciências Biológicas modalidade licenciatura da Universidade Federal da Paraíba no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência quando da execução de intervenção pedagógica na temática de sexualidade e ISTs. A intervenção teve como público alvo cerca de 200 estudantes da terceira série do Ensino Médio de uma escola estadual na cidade de João Pessoa na Paraíba. Realizou-se primeiramente a aplicação de um questionário pré-teste para avaliar o nível de conhecimento dos discentes a respeito do tema e com a análise dos questionários foi norteada a execução da intervenção. Em seguida, foram realizadas duas intervenções pedagógicas, uma de perguntas e respostas através de caixa com perguntas anônimas e outra de estudos de casos clínicos sobre ISTs. Observou-se que houve considerável participação e envolvimento dos educandos nas atividades realizadas, apesar da recusa de alguns em participar. Conclui-se que a utilização de diferentes estratégias didáticas proporcionou notável engajamento dos alunos na intervenção, sanando diversas dúvidas relativas ao tema de sexualidade e ISTs. Vem também os bolsistas reforçar o aprendizado construído através do trabalho com temática especialmente difícil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "ISTS, DSTS, ADOLESCENTES, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID8083_16102017145730.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIZZE DA COSTA AVELLAR"
    "autor_nome_curto" => "RAIZZE"
    "autor_email" => "raizzeavellar@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38614
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3988
    "inscrito_id" => 8083
    "titulo" => "SEXUALIDADE NA ESCOLA: METODOLOGIAS DIDÁTICAS ALTERNATIVAS NA ABORDAGEM DO TEMA INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E RELAÇÕES SEXUAIS NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "As Infecções Sexualmente Transmissíveis são compreendidas como agentes infecciosos que podem desencadear as Doenças Sexualmente Transmissíveis, estando entre os problemas de saúde pública mais frequente em todo mundo, principalmente nos países em desenvolvimento. Considerando que os casos de ISTs ocorrem principalmente entre adolescentes na faixa de risco, a educação exerce um papel fundamental na redução dessas infecções por meio da promoção de debates a respeito da temática e, possibilitando assim, a mediação de reflexões atitudinais para a construção de novos saberes visando sobretudo a prevenção dessas infecções. O tema Orientação Sexual é abordado como Tema Transversal nas escolas, mas apesar da flexibilidade do currículo muitos professores não desenvolvem os conteúdos sobre sexualidade, pois alegam principalmente o despreparo pedagógico. Este trabalho objetivou expor um relato de experiência de discentes do curso de Ciências Biológicas modalidade licenciatura da Universidade Federal da Paraíba no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência quando da execução de intervenção pedagógica na temática de sexualidade e ISTs. A intervenção teve como público alvo cerca de 200 estudantes da terceira série do Ensino Médio de uma escola estadual na cidade de João Pessoa na Paraíba. Realizou-se primeiramente a aplicação de um questionário pré-teste para avaliar o nível de conhecimento dos discentes a respeito do tema e com a análise dos questionários foi norteada a execução da intervenção. Em seguida, foram realizadas duas intervenções pedagógicas, uma de perguntas e respostas através de caixa com perguntas anônimas e outra de estudos de casos clínicos sobre ISTs. Observou-se que houve considerável participação e envolvimento dos educandos nas atividades realizadas, apesar da recusa de alguns em participar. Conclui-se que a utilização de diferentes estratégias didáticas proporcionou notável engajamento dos alunos na intervenção, sanando diversas dúvidas relativas ao tema de sexualidade e ISTs. Vem também os bolsistas reforçar o aprendizado construído através do trabalho com temática especialmente difícil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "ISTS, DSTS, ADOLESCENTES, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID8083_16102017145730.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIZZE DA COSTA AVELLAR"
    "autor_nome_curto" => "RAIZZE"
    "autor_email" => "raizzeavellar@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As Infecções Sexualmente Transmissíveis são compreendidas como agentes infecciosos que podem desencadear as Doenças Sexualmente Transmissíveis, estando entre os problemas de saúde pública mais frequente em todo mundo, principalmente nos países em desenvolvimento. Considerando que os casos de ISTs ocorrem principalmente entre adolescentes na faixa de risco, a educação exerce um papel fundamental na redução dessas infecções por meio da promoção de debates a respeito da temática e, possibilitando assim, a mediação de reflexões atitudinais para a construção de novos saberes visando sobretudo a prevenção dessas infecções. O tema Orientação Sexual é abordado como Tema Transversal nas escolas, mas apesar da flexibilidade do currículo muitos professores não desenvolvem os conteúdos sobre sexualidade, pois alegam principalmente o despreparo pedagógico. Este trabalho objetivou expor um relato de experiência de discentes do curso de Ciências Biológicas modalidade licenciatura da Universidade Federal da Paraíba no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência quando da execução de intervenção pedagógica na temática de sexualidade e ISTs. A intervenção teve como público alvo cerca de 200 estudantes da terceira série do Ensino Médio de uma escola estadual na cidade de João Pessoa na Paraíba. Realizou-se primeiramente a aplicação de um questionário pré-teste para avaliar o nível de conhecimento dos discentes a respeito do tema e com a análise dos questionários foi norteada a execução da intervenção. Em seguida, foram realizadas duas intervenções pedagógicas, uma de perguntas e respostas através de caixa com perguntas anônimas e outra de estudos de casos clínicos sobre ISTs. Observou-se que houve considerável participação e envolvimento dos educandos nas atividades realizadas, apesar da recusa de alguns em participar. Conclui-se que a utilização de diferentes estratégias didáticas proporcionou notável engajamento dos alunos na intervenção, sanando diversas dúvidas relativas ao tema de sexualidade e ISTs. Vem também os bolsistas reforçar o aprendizado construído através do trabalho com temática especialmente difícil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.