SANTOS, Maria Da Guia Dos et al.. O ensino contemporâneo: redescobrindo fronteiras. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37630>. Acesso em: 22/11/2024 04:54
O presente artigo é resultado de uma coleta de dados realizada em uma instituição de ensino fundamental com as turmas do 6º ao 9º ano do período da tarde, da rede pública de ensino, do município de Pedro Régis- PB. Nosso objetivo destaca-se em saber como estão as políticas educacionais, a didática usada pelos professores da presente escola e qual a importância de um bom currículo para o funcionamento adequado da instituição. As questões propostas foram elaboradas a partir de estudos e leituras sobre a educação contemporânea e seus desafios. Ao elaborarmos o questionário, buscamos refletir sobre o processo de avaliação, a metodologia usada em sala, a relação professor aluno, a importância de ser trabalhado a criticidade no educando, o papel social da escola e a contribuição da escola para a sociedade. Percebemos o quanto professor, alunos, família e equipe pedagógica ganham quando trabalham juntos para melhorar a educação. Vimos que o diálogo é essencial para que toda a comunidade escolar tenha um bom relacionamento. Descobrimos que é fundamental que a comunidade escolar juntem-se para debater melhorias e rever questões importantes para o bom funcionamento da escola. Para a análise e discussão de dados, elaboramos um questionário com sete questões semiestruturadas respondidas em sala pelas professoras em duas tardes. Usamos como embasamento teórico autores como: Esteban(2008); Hoffmam(2009), Vasconcellos(2017) e Libâneo(2002). A experiência vivida durante a pesquisa e a realização do projeto nos fez repensar algumas praticas pedagógicas e parar para avaliar o quanto é importante que o professor observe a realidade do aluno e seu conhecimento de mundo. Só assim saberão avaliar o educando da maneira correta sem cometer o erro da exclusão daqueles que não obtiveram boas notas.