Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PERFIL SOCIOECONOMICO E AS TENDÊNCIAS PROFISSIONAIS DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS AERONÁUTICAS DA ESCOLA SUPERIOR DE AVIAÇÃO CIVIL - (ESAC)

Palavra-chaves: AVIAÇÃO, PERFIL SOCIOECONÔMICO, INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37861
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1648
    "inscrito_id" => 6899
    "titulo" => "O PERFIL SOCIOECONOMICO E AS TENDÊNCIAS PROFISSIONAIS DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS AERONÁUTICAS DA ESCOLA SUPERIOR DE AVIAÇÃO CIVIL - (ESAC)"
    "resumo" => """
      Resumo:\r\n
      Com a expansão do ensino superior no Brasil, nos últimos anos, e às novas formas de ingresso na graduação, via um conjunto de programas e iniciativas de incentivo voltadas para este setor. A presente pesquisa teve como principal objetivo verificar os reflexos das políticas governamentais de democratização do ensino superior na Escola Superior de Aviação Civil (ESAC), e os reflexos dessas mudanças no perfil dos estudantes de Ciências Aeronáuticas. A pesquisa consistiu em um estudo de campo, realizado no primeiro semestre do ano de 2017, sendo classificado como de cunho descritivo-interpretativo, e utilizou a indução, bem com os métodos qualitativo e quantitativo na observação e análise dos dados colhidos. A coleta dos dados ocorreu através da aplicação de um questionário semiestruturado e contou com uma amostra composta por 73 alunos da referida instituição. O estudo revelou a existe um predomínio de alunos do sexo masculino de cor branca e solteiros, com uma faixa etária entre 18 e 25 anos, sendo a maioria de classe média e oriunda de escolas particulares. Contudo, o estudo, também, revelou que na composição dos integrantes do curso existe uma grande diversidade de classes sociais e econômicas, bem como um número considerável de indivíduos com baixo poder aquisitivo e oriundos de escolas públicas, diversificando o perfil do estudante do curso de Ciências Aeronáuticas. E essa diversidade sinaliza que implantação e expansão dos programas governamentais de inclusão ao ensino superior seja o principal fator de mudança no perfil dos discentes da instituição foco do estudo. O estudo revelou ainda, a existência de pontos carentes de melhorias por parte das políticas de inclusão ao ensino superior.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "AVIAÇÃO, PERFIL SOCIOECONÔMICO, INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID6899_11092017015747.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROGERIO AGOSTINHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROGERIO"
    "autor_email" => "rogerioagostinho2008@hotm"
    "autor_ies" => "ESCOLA SUPERIOR DE AVIAÇÃO CIVIL (ESAC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37861
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1648
    "inscrito_id" => 6899
    "titulo" => "O PERFIL SOCIOECONOMICO E AS TENDÊNCIAS PROFISSIONAIS DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS AERONÁUTICAS DA ESCOLA SUPERIOR DE AVIAÇÃO CIVIL - (ESAC)"
    "resumo" => """
      Resumo:\r\n
      Com a expansão do ensino superior no Brasil, nos últimos anos, e às novas formas de ingresso na graduação, via um conjunto de programas e iniciativas de incentivo voltadas para este setor. A presente pesquisa teve como principal objetivo verificar os reflexos das políticas governamentais de democratização do ensino superior na Escola Superior de Aviação Civil (ESAC), e os reflexos dessas mudanças no perfil dos estudantes de Ciências Aeronáuticas. A pesquisa consistiu em um estudo de campo, realizado no primeiro semestre do ano de 2017, sendo classificado como de cunho descritivo-interpretativo, e utilizou a indução, bem com os métodos qualitativo e quantitativo na observação e análise dos dados colhidos. A coleta dos dados ocorreu através da aplicação de um questionário semiestruturado e contou com uma amostra composta por 73 alunos da referida instituição. O estudo revelou a existe um predomínio de alunos do sexo masculino de cor branca e solteiros, com uma faixa etária entre 18 e 25 anos, sendo a maioria de classe média e oriunda de escolas particulares. Contudo, o estudo, também, revelou que na composição dos integrantes do curso existe uma grande diversidade de classes sociais e econômicas, bem como um número considerável de indivíduos com baixo poder aquisitivo e oriundos de escolas públicas, diversificando o perfil do estudante do curso de Ciências Aeronáuticas. E essa diversidade sinaliza que implantação e expansão dos programas governamentais de inclusão ao ensino superior seja o principal fator de mudança no perfil dos discentes da instituição foco do estudo. O estudo revelou ainda, a existência de pontos carentes de melhorias por parte das políticas de inclusão ao ensino superior.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "AVIAÇÃO, PERFIL SOCIOECONÔMICO, INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID6899_11092017015747.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROGERIO AGOSTINHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROGERIO"
    "autor_email" => "rogerioagostinho2008@hotm"
    "autor_ies" => "ESCOLA SUPERIOR DE AVIAÇÃO CIVIL (ESAC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: Com a expansão do ensino superior no Brasil, nos últimos anos, e às novas formas de ingresso na graduação, via um conjunto de programas e iniciativas de incentivo voltadas para este setor. A presente pesquisa teve como principal objetivo verificar os reflexos das políticas governamentais de democratização do ensino superior na Escola Superior de Aviação Civil (ESAC), e os reflexos dessas mudanças no perfil dos estudantes de Ciências Aeronáuticas. A pesquisa consistiu em um estudo de campo, realizado no primeiro semestre do ano de 2017, sendo classificado como de cunho descritivo-interpretativo, e utilizou a indução, bem com os métodos qualitativo e quantitativo na observação e análise dos dados colhidos. A coleta dos dados ocorreu através da aplicação de um questionário semiestruturado e contou com uma amostra composta por 73 alunos da referida instituição. O estudo revelou a existe um predomínio de alunos do sexo masculino de cor branca e solteiros, com uma faixa etária entre 18 e 25 anos, sendo a maioria de classe média e oriunda de escolas particulares. Contudo, o estudo, também, revelou que na composição dos integrantes do curso existe uma grande diversidade de classes sociais e econômicas, bem como um número considerável de indivíduos com baixo poder aquisitivo e oriundos de escolas públicas, diversificando o perfil do estudante do curso de Ciências Aeronáuticas. E essa diversidade sinaliza que implantação e expansão dos programas governamentais de inclusão ao ensino superior seja o principal fator de mudança no perfil dos discentes da instituição foco do estudo. O estudo revelou ainda, a existência de pontos carentes de melhorias por parte das políticas de inclusão ao ensino superior.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.