Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CUIDADO DO CORPO COMO CAMINHO DA ESPIRITUALIDADE: DA NATUREZA DO HOMEM DE HIPÓCRATES, AO ESPIRITO VIVIFICANTE DO APÓSTOLO PAULO.

Palavra-chaves: ESPIRITUALIDADE E SAÚDE, CORPO, ESPÍRITO, CRISTIANISMO PRIMITIVO, CRISTIANISMO PRIMITIVO Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
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      Os cuidados sistemáticos com o corpo, com o fim de promover a saúde espiritual do homem, há muito tempo se populariza na sociedade. Por isso, torna-se importante entender e confiar nestes cuidados. Para o desenvolvimento espiritual, qualquer que seja a proposta, o corpo (sôma em grego) está implícito. Propomos apresentar neste trabalho um entendimento hipocrático de corpo, bem como uma análise paulina do físico e do espírito, para estabelecer um caminho confiável que leva à construção do homem espiritual saudável. A investigação está fundamentada na ideia da construção do ser, apresentado por Hipócrates em sua obra, “A natureza do homem” (original grego: perì hierês noúsou). Além disso, abordaremos a compreensão do conceito de corpo (sôma) e espírito (em grego pneûma), bem como sua conexão, exposta pelo apóstolo Paulo, nos escritos bíblicos do Novo Testamento. Verificou-se que, tanto na medicina quanto na filosofia antiga gregas, o corpo (sôma) foi objeto de investigação para explicar o seu funcionamento. Médicos propuseram seus estudos para curar as aflições humanas e filósofos, por meio do estilo de vida que controlava os desejos, oferecia felicidade e bem estar corporal. A teoria hipocrática dos quatro humores diz que o homem é composto de sangue, fleuma, bile amarela e bile negra, e que sua saúde é resultado do equilíbrio entre essas quatro matérias vitais. Para o apóstolo Paulo, o corpo é um templo (em grego naos) e o lugar onde habita o espírito de Deus, portanto, um instrumento para glorificação e serviço do bem. A partir dessas afirmações podemos concluir que a construção de uma vida saudável espiritualmente, pelo olhar cristão, passa por sinais externos advindos de um corpo são. Nossa suposição é que, se para Hipócrates o corpo (sôma) tem os quatro humores contidos dentro de si, e uma vez expurgados esses humores, retornando à sua própria natureza, o corpo do homem chega ao fim, para o apostolo Paulo, por outro lado, o fim seria o começo, pois como o corpo seria transformado, o físico atual importava para ele. Portanto, o cuidado do corpo como um caminho para a espiritualidade será sempre representado pela busca constante da integração entre o sôma e o pneûma.
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: Os cuidados sistemáticos com o corpo, com o fim de promover a saúde espiritual do homem, há muito tempo se populariza na sociedade. Por isso, torna-se importante entender e confiar nestes cuidados. Para o desenvolvimento espiritual, qualquer que seja a proposta, o corpo (sôma em grego) está implícito. Propomos apresentar neste trabalho um entendimento hipocrático de corpo, bem como uma análise paulina do físico e do espírito, para estabelecer um caminho confiável que leva à construção do homem espiritual saudável. A investigação está fundamentada na ideia da construção do ser, apresentado por Hipócrates em sua obra, “A natureza do homem” (original grego: perì hierês noúsou). Além disso, abordaremos a compreensão do conceito de corpo (sôma) e espírito (em grego pneûma), bem como sua conexão, exposta pelo apóstolo Paulo, nos escritos bíblicos do Novo Testamento. Verificou-se que, tanto na medicina quanto na filosofia antiga gregas, o corpo (sôma) foi objeto de investigação para explicar o seu funcionamento. Médicos propuseram seus estudos para curar as aflições humanas e filósofos, por meio do estilo de vida que controlava os desejos, oferecia felicidade e bem estar corporal. A teoria hipocrática dos quatro humores diz que o homem é composto de sangue, fleuma, bile amarela e bile negra, e que sua saúde é resultado do equilíbrio entre essas quatro matérias vitais. Para o apóstolo Paulo, o corpo é um templo (em grego naos) e o lugar onde habita o espírito de Deus, portanto, um instrumento para glorificação e serviço do bem. A partir dessas afirmações podemos concluir que a construção de uma vida saudável espiritualmente, pelo olhar cristão, passa por sinais externos advindos de um corpo são. Nossa suposição é que, se para Hipócrates o corpo (sôma) tem os quatro humores contidos dentro de si, e uma vez expurgados esses humores, retornando à sua própria natureza, o corpo do homem chega ao fim, para o apostolo Paulo, por outro lado, o fim seria o começo, pois como o corpo seria transformado, o físico atual importava para ele. Portanto, o cuidado do corpo como um caminho para a espiritualidade será sempre representado pela busca constante da integração entre o sôma e o pneûma.

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