O OPERÁRIO-EDUCANDO E O PERFIL DO EDUCADOR DA EJA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37821 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 848 "inscrito_id" => 6270 "titulo" => "O OPERÁRIO-EDUCANDO E O PERFIL DO EDUCADOR DA EJA" "resumo" => "O presente artigo objetivou analisar os discursos sobre o perfil de educadores para atuar na EJA, sob a ótica de operários-educandos da indústria da construção civil. Pesquisa de abordagem qualitativa teve como lócus o Projeto Escola Zé Peão (PEZP), um projeto de extensão em parceria entre a Universidade Federal da Paraíba – Campus I/Centro de Educação e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Pesada, Montagem e do Mobiliário de João Pessoa e Regiões (SINTRICOM). Os sujeitos da pesquisa foram educandos operários, na faixa etária acima de 30 anos. Metodologicamente foram realizados: o mapeamento do quantitativo de educandos operários, matriculados há, pelo menos dois anos, no PEZP; cinco entrevistas semiestruturadas, em duas salas de aula, de dois canteiros de obra diferentes, situados na cidade de João Pessoa-PB, entre os meses de setembro a outubro de 2016. As informações obtidas foram analisadas, segundo a perspectiva foucaultiana da Análise Arqueológica do Discurso (AAD). A AAD se refere a um modo específico de se conhecer como os homens têm produzido seu saber sobre os fenômenos, as coisas existentes no corpo social, a partir das práticas discursivas. Conforme assevera Foucault (2000, p. 25), a “análise arqueológica é a análise da maneira [...] pela qual os objetos são constituídos, os sujeitos se colocam, e os objetos se formam”. Nossas conclusões nos direcionam a buscar nos discursos destes operários educandos, os enunciados nos levaram a determinados campos de saberes e discursos pedagógicos, a exemplo da Educação Popular e da Pedagogia Sociocultural, como alicerces para a formação de educadores populares para a Educação de Jovens e Adultos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCADOR POPULAR, DISCURSO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID6270_06092017092656.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GESSICA MARIA SILVA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "GESSICA LIMA" "autor_email" => "gessicabolchath@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37821 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 848 "inscrito_id" => 6270 "titulo" => "O OPERÁRIO-EDUCANDO E O PERFIL DO EDUCADOR DA EJA" "resumo" => "O presente artigo objetivou analisar os discursos sobre o perfil de educadores para atuar na EJA, sob a ótica de operários-educandos da indústria da construção civil. Pesquisa de abordagem qualitativa teve como lócus o Projeto Escola Zé Peão (PEZP), um projeto de extensão em parceria entre a Universidade Federal da Paraíba – Campus I/Centro de Educação e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Pesada, Montagem e do Mobiliário de João Pessoa e Regiões (SINTRICOM). Os sujeitos da pesquisa foram educandos operários, na faixa etária acima de 30 anos. Metodologicamente foram realizados: o mapeamento do quantitativo de educandos operários, matriculados há, pelo menos dois anos, no PEZP; cinco entrevistas semiestruturadas, em duas salas de aula, de dois canteiros de obra diferentes, situados na cidade de João Pessoa-PB, entre os meses de setembro a outubro de 2016. As informações obtidas foram analisadas, segundo a perspectiva foucaultiana da Análise Arqueológica do Discurso (AAD). A AAD se refere a um modo específico de se conhecer como os homens têm produzido seu saber sobre os fenômenos, as coisas existentes no corpo social, a partir das práticas discursivas. Conforme assevera Foucault (2000, p. 25), a “análise arqueológica é a análise da maneira [...] pela qual os objetos são constituídos, os sujeitos se colocam, e os objetos se formam”. Nossas conclusões nos direcionam a buscar nos discursos destes operários educandos, os enunciados nos levaram a determinados campos de saberes e discursos pedagógicos, a exemplo da Educação Popular e da Pedagogia Sociocultural, como alicerces para a formação de educadores populares para a Educação de Jovens e Adultos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCADOR POPULAR, DISCURSO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID6270_06092017092656.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GESSICA MARIA SILVA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "GESSICA LIMA" "autor_email" => "gessicabolchath@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }