Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O OPERÁRIO-EDUCANDO E O PERFIL DO EDUCADOR DA EJA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCADOR POPULAR, DISCURSO Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37821
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 848
    "inscrito_id" => 6270
    "titulo" => "O OPERÁRIO-EDUCANDO E O PERFIL DO EDUCADOR DA EJA"
    "resumo" => "O presente artigo objetivou analisar os discursos sobre o perfil de educadores para atuar na EJA, sob a ótica de operários-educandos da indústria da construção civil. Pesquisa de abordagem qualitativa teve como lócus o Projeto Escola Zé Peão (PEZP), um projeto de extensão em parceria entre a Universidade Federal da Paraíba – Campus I/Centro de Educação e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Pesada, Montagem e do Mobiliário de João Pessoa e Regiões (SINTRICOM). Os sujeitos da pesquisa foram educandos operários, na faixa etária acima de 30 anos. Metodologicamente foram realizados: o mapeamento do quantitativo de educandos operários, matriculados há, pelo menos dois anos, no PEZP; cinco entrevistas semiestruturadas, em duas salas de aula, de dois canteiros de obra diferentes, situados na cidade de João Pessoa-PB, entre os meses de setembro a outubro de 2016. As informações obtidas foram analisadas, segundo a perspectiva foucaultiana da Análise Arqueológica do Discurso (AAD). A AAD se refere a um modo específico de se conhecer como os homens têm produzido seu saber sobre os fenômenos, as coisas existentes no corpo social, a partir das práticas discursivas. Conforme assevera Foucault (2000, p. 25), a “análise arqueológica é a análise da maneira [...] pela qual os objetos são constituídos, os sujeitos se colocam, e os objetos se formam”. Nossas conclusões nos direcionam a buscar nos discursos destes operários educandos, os enunciados nos levaram a determinados campos de saberes e discursos pedagógicos, a exemplo da Educação Popular e da Pedagogia Sociocultural, como alicerces para a formação de educadores populares para a Educação de Jovens e Adultos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCADOR POPULAR, DISCURSO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID6270_06092017092656.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GESSICA MARIA SILVA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "GESSICA LIMA"
    "autor_email" => "gessicabolchath@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37821
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 848
    "inscrito_id" => 6270
    "titulo" => "O OPERÁRIO-EDUCANDO E O PERFIL DO EDUCADOR DA EJA"
    "resumo" => "O presente artigo objetivou analisar os discursos sobre o perfil de educadores para atuar na EJA, sob a ótica de operários-educandos da indústria da construção civil. Pesquisa de abordagem qualitativa teve como lócus o Projeto Escola Zé Peão (PEZP), um projeto de extensão em parceria entre a Universidade Federal da Paraíba – Campus I/Centro de Educação e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Pesada, Montagem e do Mobiliário de João Pessoa e Regiões (SINTRICOM). Os sujeitos da pesquisa foram educandos operários, na faixa etária acima de 30 anos. Metodologicamente foram realizados: o mapeamento do quantitativo de educandos operários, matriculados há, pelo menos dois anos, no PEZP; cinco entrevistas semiestruturadas, em duas salas de aula, de dois canteiros de obra diferentes, situados na cidade de João Pessoa-PB, entre os meses de setembro a outubro de 2016. As informações obtidas foram analisadas, segundo a perspectiva foucaultiana da Análise Arqueológica do Discurso (AAD). A AAD se refere a um modo específico de se conhecer como os homens têm produzido seu saber sobre os fenômenos, as coisas existentes no corpo social, a partir das práticas discursivas. Conforme assevera Foucault (2000, p. 25), a “análise arqueológica é a análise da maneira [...] pela qual os objetos são constituídos, os sujeitos se colocam, e os objetos se formam”. Nossas conclusões nos direcionam a buscar nos discursos destes operários educandos, os enunciados nos levaram a determinados campos de saberes e discursos pedagógicos, a exemplo da Educação Popular e da Pedagogia Sociocultural, como alicerces para a formação de educadores populares para a Educação de Jovens e Adultos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCADOR POPULAR, DISCURSO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID6270_06092017092656.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GESSICA MARIA SILVA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "GESSICA LIMA"
    "autor_email" => "gessicabolchath@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo objetivou analisar os discursos sobre o perfil de educadores para atuar na EJA, sob a ótica de operários-educandos da indústria da construção civil. Pesquisa de abordagem qualitativa teve como lócus o Projeto Escola Zé Peão (PEZP), um projeto de extensão em parceria entre a Universidade Federal da Paraíba – Campus I/Centro de Educação e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Pesada, Montagem e do Mobiliário de João Pessoa e Regiões (SINTRICOM). Os sujeitos da pesquisa foram educandos operários, na faixa etária acima de 30 anos. Metodologicamente foram realizados: o mapeamento do quantitativo de educandos operários, matriculados há, pelo menos dois anos, no PEZP; cinco entrevistas semiestruturadas, em duas salas de aula, de dois canteiros de obra diferentes, situados na cidade de João Pessoa-PB, entre os meses de setembro a outubro de 2016. As informações obtidas foram analisadas, segundo a perspectiva foucaultiana da Análise Arqueológica do Discurso (AAD). A AAD se refere a um modo específico de se conhecer como os homens têm produzido seu saber sobre os fenômenos, as coisas existentes no corpo social, a partir das práticas discursivas. Conforme assevera Foucault (2000, p. 25), a “análise arqueológica é a análise da maneira [...] pela qual os objetos são constituídos, os sujeitos se colocam, e os objetos se formam”. Nossas conclusões nos direcionam a buscar nos discursos destes operários educandos, os enunciados nos levaram a determinados campos de saberes e discursos pedagógicos, a exemplo da Educação Popular e da Pedagogia Sociocultural, como alicerces para a formação de educadores populares para a Educação de Jovens e Adultos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.