A TECNOLOGIA DIGITAL COMO CULTURA NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A EXCLUSÃO DIGITAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35618 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2772 "inscrito_id" => 2925 "titulo" => "A TECNOLOGIA DIGITAL COMO CULTURA NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A EXCLUSÃO DIGITAL" "resumo" => "Tendo como pressuposto compreender a Pedagogia/Educação como uma tecnologia cultural, entende-se que as ações educacionais, sociais, produções de saberes e de conhecimentos são mediadas por tecnologias e que, em interface com a cultura, perpassa o pensar e o agir na educação. Geralmente, o termo tecnologia é associado a aparatos, ferramentas, técnicas ou instrumentos, porém compreende-se que a tecnologia é uma ampliação da capacidade humana transformadora, criativa e inovadora. A metodologia deste trabalho é a pesquisa bibliográfica, os dados estudados foram obtidos através dos instrumentos de análise de conteúdo: mapa conceitual, do software EndNote e do software ATLAS.ti. O acesso a informação na era digital é um atributo da Internet, é importante destacar o papel das escolas na capacitação dos estudantes e pessoas comuns para a utilização da Internet, pois esta formação é necessária ao desempenho cidadão e autônomo, tanto do individuo quanto da comunidade, para uma maior participação no desenvolvimento e melhoria de suas realidades de vida, visto que pela Internet passa hoje o maior número de informação já disponibilizado no planeta Assim, quem possui esse acesso está inserido na sociedade da informação e quem não possui está fora dela. Pensar como as tecnologias tem interferido nas ações de cidadania e no trabalho dos sujeitos sociais nos dias de hoje, nos faz perceber a necessidade de uma educação para a era atual, ou seja, uma educação digital. A Educação tem potencial para contribuir na construção de novos sentidos e significados para se desdobrarem em conhecimentos e saberes. Essa dinâmica educacional associada as tecnologias digitais desencadeará em benefícios para o desenvolvimento do país, para que assim, ele não fique estagnado diante da evolução que o mundo tem vivenciado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DIGITAL, EXCLUSÃO DIGITAL, EDUCAÇÃO DIGITAL, INTERNET, INTERNET" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID2925_19092017194954.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANE MATOS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ADRIANE ARAUJO" "autor_email" => "adrianematosaraujo@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35618 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2772 "inscrito_id" => 2925 "titulo" => "A TECNOLOGIA DIGITAL COMO CULTURA NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A EXCLUSÃO DIGITAL" "resumo" => "Tendo como pressuposto compreender a Pedagogia/Educação como uma tecnologia cultural, entende-se que as ações educacionais, sociais, produções de saberes e de conhecimentos são mediadas por tecnologias e que, em interface com a cultura, perpassa o pensar e o agir na educação. Geralmente, o termo tecnologia é associado a aparatos, ferramentas, técnicas ou instrumentos, porém compreende-se que a tecnologia é uma ampliação da capacidade humana transformadora, criativa e inovadora. A metodologia deste trabalho é a pesquisa bibliográfica, os dados estudados foram obtidos através dos instrumentos de análise de conteúdo: mapa conceitual, do software EndNote e do software ATLAS.ti. O acesso a informação na era digital é um atributo da Internet, é importante destacar o papel das escolas na capacitação dos estudantes e pessoas comuns para a utilização da Internet, pois esta formação é necessária ao desempenho cidadão e autônomo, tanto do individuo quanto da comunidade, para uma maior participação no desenvolvimento e melhoria de suas realidades de vida, visto que pela Internet passa hoje o maior número de informação já disponibilizado no planeta Assim, quem possui esse acesso está inserido na sociedade da informação e quem não possui está fora dela. Pensar como as tecnologias tem interferido nas ações de cidadania e no trabalho dos sujeitos sociais nos dias de hoje, nos faz perceber a necessidade de uma educação para a era atual, ou seja, uma educação digital. A Educação tem potencial para contribuir na construção de novos sentidos e significados para se desdobrarem em conhecimentos e saberes. Essa dinâmica educacional associada as tecnologias digitais desencadeará em benefícios para o desenvolvimento do país, para que assim, ele não fique estagnado diante da evolução que o mundo tem vivenciado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DIGITAL, EXCLUSÃO DIGITAL, EDUCAÇÃO DIGITAL, INTERNET, INTERNET" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID2925_19092017194954.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANE MATOS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ADRIANE ARAUJO" "autor_email" => "adrianematosaraujo@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }