Tendo como pressuposto compreender a Pedagogia/Educação como uma tecnologia cultural, entende-se que as ações educacionais, sociais, produções de saberes e de conhecimentos são mediadas por tecnologias e que, em interface com a cultura, perpassa o pensar e o agir na educação. Geralmente, o termo tecnologia é associado a aparatos, ferramentas, técnicas ou instrumentos, porém compreende-se que a tecnologia é uma ampliação da capacidade humana transformadora, criativa e inovadora. A metodologia deste trabalho é a pesquisa bibliográfica, os dados estudados foram obtidos através dos instrumentos de análise de conteúdo: mapa conceitual, do software EndNote e do software ATLAS.ti. O acesso a informação na era digital é um atributo da Internet, é importante destacar o papel das escolas na capacitação dos estudantes e pessoas comuns para a utilização da Internet, pois esta formação é necessária ao desempenho cidadão e autônomo, tanto do individuo quanto da comunidade, para uma maior participação no desenvolvimento e melhoria de suas realidades de vida, visto que pela Internet passa hoje o maior número de informação já disponibilizado no planeta Assim, quem possui esse acesso está inserido na sociedade da informação e quem não possui está fora dela. Pensar como as tecnologias tem interferido nas ações de cidadania e no trabalho dos sujeitos sociais nos dias de hoje, nos faz perceber a necessidade de uma educação para a era atual, ou seja, uma educação digital. A Educação tem potencial para contribuir na construção de novos sentidos e significados para se desdobrarem em conhecimentos e saberes. Essa dinâmica educacional associada as tecnologias digitais desencadeará em benefícios para o desenvolvimento do país, para que assim, ele não fique estagnado diante da evolução que o mundo tem vivenciado.