O COMBATE À DISCRIMINAÇÃO LGBTFÓBICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS CEARENSES: DO DECRETO N. 32.188 ÀS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37583 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1999 "inscrito_id" => 1601 "titulo" => "O COMBATE À DISCRIMINAÇÃO LGBTFÓBICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS CEARENSES: DO DECRETO N. 32.188 ÀS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO." "resumo" => "O decreto n. 32.188/17 foi instituído pelo governo cearense com intuito de efetivar um plano estadual de enfrentamento à discriminação lgbtfóbica. Este plano é constituído por metas e diretrizes que contemplam em seis áreas temáticas, políticas públicas e promoção dos direitos da população LGBT no biênio 2017-2018. A secretaria de educação cearense – através de sua célula da diversidade e inclusão educacional e da equipe de educação, gênero e sexualidade, ambas vinculadas à Codea [Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem] – vem desenvolvendo intervenções nas escolas estaduais em nível de formação docente e discente para atender as metas deste decreto relacionadas à esfera educacional. Este artigo objetiva identificar estas ações e, principalmente, questionar os discursos percebidos durante estas atividades formativas nas escolas estaduais cearenses que, possivelmente, sustentam a discriminação lgbtfóbica. Para tanto, foram acionadas como técnicas de pesquisa a análise documental, a observação direta das atividades realizadas pela equipe de gênero da secretaria e a análise dos discursos proferidos durante esses momentos de formação. Homo-lesbo-transfobia, heterossexualidade compulsória, pedagogias da sexualidade, gênero, sexualidade e direitos humanos constituem as categorias de análise utilizadas para balizar as reflexões engendradas durante a investigação social. Judith Butler (2003), Berenice Bento (2011), Rogério Diniz Junqueira (2012; 2015), Leandro Colling (2011) e Guacira Lopes Louro (1999) formaram os principais interlocutores teóricos para interpretar os fenômenos sociais abordados. As construções discursivas – explicitadas por estudantes e profissionais da educação cearense – que advogam legitimidade à heteronormatividade e percebem os corpos dissidentes de gênero e sexuais como não-humanos constituem os principais achados desta pesquisa qualitativa em andamento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "LGBTFOBIA, DECRETO N. 32.188/17, ESCOLA ESTADUAL CEARENSE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID1601_11092017161435.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRÍCIO DE SOUSA SAMPAIO" "autor_nome_curto" => "FABRÍCIO" "autor_email" => "farcosousa@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO- IFMA- CAMPUS ARAIOSES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37583 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1999 "inscrito_id" => 1601 "titulo" => "O COMBATE À DISCRIMINAÇÃO LGBTFÓBICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS CEARENSES: DO DECRETO N. 32.188 ÀS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO." "resumo" => "O decreto n. 32.188/17 foi instituído pelo governo cearense com intuito de efetivar um plano estadual de enfrentamento à discriminação lgbtfóbica. Este plano é constituído por metas e diretrizes que contemplam em seis áreas temáticas, políticas públicas e promoção dos direitos da população LGBT no biênio 2017-2018. A secretaria de educação cearense – através de sua célula da diversidade e inclusão educacional e da equipe de educação, gênero e sexualidade, ambas vinculadas à Codea [Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem] – vem desenvolvendo intervenções nas escolas estaduais em nível de formação docente e discente para atender as metas deste decreto relacionadas à esfera educacional. Este artigo objetiva identificar estas ações e, principalmente, questionar os discursos percebidos durante estas atividades formativas nas escolas estaduais cearenses que, possivelmente, sustentam a discriminação lgbtfóbica. Para tanto, foram acionadas como técnicas de pesquisa a análise documental, a observação direta das atividades realizadas pela equipe de gênero da secretaria e a análise dos discursos proferidos durante esses momentos de formação. Homo-lesbo-transfobia, heterossexualidade compulsória, pedagogias da sexualidade, gênero, sexualidade e direitos humanos constituem as categorias de análise utilizadas para balizar as reflexões engendradas durante a investigação social. Judith Butler (2003), Berenice Bento (2011), Rogério Diniz Junqueira (2012; 2015), Leandro Colling (2011) e Guacira Lopes Louro (1999) formaram os principais interlocutores teóricos para interpretar os fenômenos sociais abordados. As construções discursivas – explicitadas por estudantes e profissionais da educação cearense – que advogam legitimidade à heteronormatividade e percebem os corpos dissidentes de gênero e sexuais como não-humanos constituem os principais achados desta pesquisa qualitativa em andamento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "LGBTFOBIA, DECRETO N. 32.188/17, ESCOLA ESTADUAL CEARENSE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID1601_11092017161435.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRÍCIO DE SOUSA SAMPAIO" "autor_nome_curto" => "FABRÍCIO" "autor_email" => "farcosousa@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO- IFMA- CAMPUS ARAIOSES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }