O folclore e a educação podem ser abordados sob vários aspectos, de certo modo complementares. Inicialmente, como elemento de formação humanística e na sua interligação com outras ciências e artes. Buscando desenvolver um trabalho que aproxime as pessoas da tradição oral do povo, através das lendas maranhenses e dos ditados populares, e com a finalidade de minimizar o desconhecimento das nossas raízes, visando à preservação da nossa cultura, optamos por uma proposta metodológica aplicada na 8ª Série do EJA- Educação de Jovens e Adultos da Unidade Integrada Y. Bacanga, pautada no desenvolvimento de atividades que explorem elementos do nosso folclore, numa perspectiva interdisciplinar de resgate e valorização da nossa Cultura Popular. Foram aplicados questionários na escola, ao corpo docente e discente, buscando descobrir a importância e contribuição da cultura popular como recurso utilizado em sala de aula, no ensino de Língua Portuguesa, Artes, Geografia e História, proporcionando aos educandos condições criativas de ensino e aprendizagem. Posteriormente, realizada tabulação de dados coletados e apresentados os resultados. A investigação foi realizada durante a aplicação da proposta, especificamente no primeiro dia e no último, tendo como eixo principal a observação direta e indireta, com coleta de dados referentes do ensino da língua portuguesa, especialmente. Trata-se de pesquisa qualitativa prioritariamente por acreditarmos que é a análise do cotidiano, com suas múltiplas referências que permite uma compreensão mais acurada da realidade, colhendo depoimentos e atendendo aos demais requisitos de uma pesquisa dessa natureza. As atividades desenvolvidas nesta proposta possibilitaram os questionamentos sobre vários aspectos relevantes para a compreensão da importância do estudo e valorização da cultura popular nas diversas áreas de interesse. Vários foram os resultados e grande parte deles demonstrou a necessidade de estabelecer-se um trabalho contínuo, integrado e interdisciplinar, uma vez que novas questões emergem a partir das variadas atividades existentes no trabalho.