INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM RELAÇÃO A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37243 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1763 "inscrito_id" => 1105 "titulo" => "INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM RELAÇÃO A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS" "resumo" => "Este Artigo objetiva em compreender a relação da leitura com a aprendizagem e como ela pode ser aplicada na construção do conhecimento do aluno nas primeiras séries dos anos iniciais, visto que a leitura é um instrumento pedagógico fundamental para aprimorar o conhecimento do aluno e aperfeiçoar suas habilidades comunicativas. Influenciar a prática leitora é essencial para que o meio escolar possa ler por prazer, sendo assim o professor como mediador facilitador da aprendizagem deverá criar estratégias e diversificar variedades de gêneros literários para que posteriormente os alunos possam ter facilidade para identificá-los. Para realização deste artigo foi realizado um plano de ação através de visitas na escola e uma conversação sobre leitura o com 17 alunos do 1° ano do ensino fundamental do turno da tarde, da Escola Municipal Magalhães Bastos Localizada em Recife - PE, no ano de 2015, visto que, havia uma lacuna com a aproximação e variedades livros para os alunos, observamos que, escola possuía uma biblioteca porém estava desativada. Desta forma, sentimos uma necessidade para que o meio escolar se conscientizasse e refletisse sobre a relevância da leitura e também sobre a importância de uma biblioteca na escola e através disso aplicamos uma intervenção para observar como as crianças se comportavam no momento da leitura e como era sua participação, foi nítido analisarmos o quanto os alunos tiveram um processo ativo durante a leitura, pois sempre questionavam durante a contação e através desta aplicação foi possível ver o quanto a leitura é imprescindível para o desenvolvimento de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, ANOS INICIAIS, HÁBITO PELA LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID1105_11092017112458.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SINTIANE MARIA SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SINTIANE MARIA" "autor_email" => "sintiane_nane@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37243 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1763 "inscrito_id" => 1105 "titulo" => "INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM RELAÇÃO A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS" "resumo" => "Este Artigo objetiva em compreender a relação da leitura com a aprendizagem e como ela pode ser aplicada na construção do conhecimento do aluno nas primeiras séries dos anos iniciais, visto que a leitura é um instrumento pedagógico fundamental para aprimorar o conhecimento do aluno e aperfeiçoar suas habilidades comunicativas. Influenciar a prática leitora é essencial para que o meio escolar possa ler por prazer, sendo assim o professor como mediador facilitador da aprendizagem deverá criar estratégias e diversificar variedades de gêneros literários para que posteriormente os alunos possam ter facilidade para identificá-los. Para realização deste artigo foi realizado um plano de ação através de visitas na escola e uma conversação sobre leitura o com 17 alunos do 1° ano do ensino fundamental do turno da tarde, da Escola Municipal Magalhães Bastos Localizada em Recife - PE, no ano de 2015, visto que, havia uma lacuna com a aproximação e variedades livros para os alunos, observamos que, escola possuía uma biblioteca porém estava desativada. Desta forma, sentimos uma necessidade para que o meio escolar se conscientizasse e refletisse sobre a relevância da leitura e também sobre a importância de uma biblioteca na escola e através disso aplicamos uma intervenção para observar como as crianças se comportavam no momento da leitura e como era sua participação, foi nítido analisarmos o quanto os alunos tiveram um processo ativo durante a leitura, pois sempre questionavam durante a contação e através desta aplicação foi possível ver o quanto a leitura é imprescindível para o desenvolvimento de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, ANOS INICIAIS, HÁBITO PELA LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID1105_11092017112458.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SINTIANE MARIA SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SINTIANE MARIA" "autor_email" => "sintiane_nane@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }