Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO E PROTAGONISMO JUVENIL: AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS DE PESQUISA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO CARIRI CEARENSE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, PROTAGONISMO JUVENIL, INTERDISCIPLINARIDADE Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
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Nesse sentido, a pesquisa objetivou identificar aspectos que favorecem o protagonismo juvenil a partir de práticas de investigações científicas em uma escola pública do Cariri Cearense. Para a realização do estudo, utilizou-se como processos metodológicos a pesquisa participante e análises de documentos. Os dados foram compilados entre os meses de fevereiro e julho de 2017. Os resultados mostraram que as iniciativas de promoção do desenvolvimento científico institucional, fazem parte das ferramentas utilizadas para a complementação didática dos conteúdos curriculares. Evidenciou-se ainda que, os jovens manifestam interesse em participar das atividades a partir de um processo formativo vinculados a encontros coletivos na própria escola. O protagonismo juvenil é percebido no momento em que os estudantes propõem temas de pesquisas a serem desenvolvidos ao longo do ano letivo e assim, recebem as orientações relativas à viabilidade do estudo e avaliação de aspectos éticos. Portanto, compreende-se que as práticas que favorecem as atividades científicas, analisadas nesse estudo, apresentaram-se como ferramenta significativa no processo de desenvolvimento intelectual e de fortalecimento do protagonismo juvenil no ambiente escolar e consequentemente nos espaços aos quais os alunos estão inseridos, demonstrando ações afirmativas na realidade educativa e social. Nesse sentido, vale salientar que as práticas de iniciação científica beneficia todos que estão no processo formativo das pesquisas, tanto os profissionais docentes que se dedicam para a promoção e divulgação da ciência, quanto a sociedade de maneira geral, através das inovações trazidas por meio das curiosidades desvendadas pelos jovens cientistas.Atualmente no Brasil, as práticas de iniciação científica são incluídas com mais frequência em escolas públicas e privadas, evidenciadas como instrumentos pedag" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, PROTAGONISMO JUVENIL, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID7197_12092017095303.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZA MARIA VALDEVINO BRITO" "autor_nome_curto" => "LUIZA BRITO" "autor_email" => "luizavbrito@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36597 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2506 "inscrito_id" => 7197 "titulo" => "EDUCAÇÃO E PROTAGONISMO JUVENIL: AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS DE PESQUISA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO CARIRI CEARENSE" "resumo" => "Atualmente no Brasil, as práticas de iniciação científica são incluídas com mais frequência em escolas públicas e privadas, evidenciadas como instrumentos pedagógicos para o desenvolvimento humano e social. 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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Atualmente no Brasil, as práticas de iniciação científica são incluídas com mais frequência em escolas públicas e privadas, evidenciadas como instrumentos pedagógicos para o desenvolvimento humano e social. Tais iniciativas contemplam diferentes áreas do conhecimento, sendo algumas, fundamentadas na perspectiva da interdisciplinaridade. Nesse sentido, a pesquisa objetivou identificar aspectos que favorecem o protagonismo juvenil a partir de práticas de investigações científicas em uma escola pública do Cariri Cearense. Para a realização do estudo, utilizou-se como processos metodológicos a pesquisa participante e análises de documentos. Os dados foram compilados entre os meses de fevereiro e julho de 2017. Os resultados mostraram que as iniciativas de promoção do desenvolvimento científico institucional, fazem parte das ferramentas utilizadas para a complementação didática dos conteúdos curriculares. Evidenciou-se ainda que, os jovens manifestam interesse em participar das atividades a partir de um processo formativo vinculados a encontros coletivos na própria escola. O protagonismo juvenil é percebido no momento em que os estudantes propõem temas de pesquisas a serem desenvolvidos ao longo do ano letivo e assim, recebem as orientações relativas à viabilidade do estudo e avaliação de aspectos éticos. Portanto, compreende-se que as práticas que favorecem as atividades científicas, analisadas nesse estudo, apresentaram-se como ferramenta significativa no processo de desenvolvimento intelectual e de fortalecimento do protagonismo juvenil no ambiente escolar e consequentemente nos espaços aos quais os alunos estão inseridos, demonstrando ações afirmativas na realidade educativa e social. Nesse sentido, vale salientar que as práticas de iniciação científica beneficia todos que estão no processo formativo das pesquisas, tanto os profissionais docentes que se dedicam para a promoção e divulgação da ciência, quanto a sociedade de maneira geral, através das inovações trazidas por meio das curiosidades desvendadas pelos jovens cientistas.

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