Ao se trabalhar educação ambiental com alunos do ensino básico, é necessário introduzir primeiramente conceitos como o de meio ambiente e equilíbrio ecológico, demostrar que a vida humana depende deste equilíbrio e que cada ser vivo desempenha uma função ecológica. Portanto este trabalho foi desenvolvido por alunos de licenciatura em ciências biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- Campus Caxias em uma organização de ensino não formal o Centro da Juventude de Caxias; objetivou-se observar a relevância de se educar ambientalmente através de visitas a locais que são vítimas da degradação ambiental. Consistiu em uma palestra onde houve uma exposição dialogada introduzindo conceitos importantes tais como meio ambiente, equilíbrio ecológico e sustentabilidade, ocorreu questionamentos dialogados visando mensurar o conhecimento prévio do público. Posteriormente houve uma visita a um balneário vítima da ação depreciativa do homem, esta visita serviu para os alunos visualizarem na prática os efeitos da poluição ambiental. Percebeu-se a relevância de visitas a locais de degradação ambiental, permitindo ao estudante observar de forma prática a situação anteriormente explanada de forma teórica. Esta prática foi muito satisfatória e alcançou o objetivo desejado de trazer informações úteis para os jovens visando desta forma uma sociedade sustentável.