COSTA, Fátima Silva Da. A escola e a formação de leitores: algumas reflexões. Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/3629>. Acesso em: 20/11/2024 10:45
Este artigo tem por base uma pesquisa em curso que se originou da necessidade de refletir sobre as concepções e as práticas de leitura desenvolvidas no ambiente escolar. O trabalho foi realizado com base nos estudos de Kleiman (2006), Lajolo (2006), Martins (2004) Moraes (2001), Orlandi (1998), Pennac (1993), Silva (1997), entre outros, para quem a leitura é compreendida como uma das ferramentas mais importantes para o estudo e o trabalho, além de ser uma atividade prazerosa na vida cotidiana. Dessa forma, este trabalho objetiva-se discutir o papel da escola no desenvolvimento da leitura e na formação do leitor, propondo estratégias metodológicas que visam ampliar essa prática em sala de aula.Palavras-chave: Leitura, formação de leitor, concepções de leitura, práticas de leitura, sala de aula.