A família é de grande importância para a formação do cidadão e para a evolução da sociedade e já ganhou inúmeras definições, embora não exista uma definição exata do conceito família. A família é, por assim dizer, uma representação poderosa que influencia, em parte, o desenvolvimento pessoal e social dos jovens. Portanto, é vantajoso analisar e discutir o que os jovens dos dias atuais acreditam sobre a configuração contemporânea da família brasileira. A sociedade mudou, seu padrão mudou, mas o pensamento arcaico de excluir o que for diferente continua, e é diante dessa visão que se objetiva o presente artigo ao analisar os diversos conceitos de família sob os olhares dos jovens e os fatores condicionantes ao preconceito com a diversidade familiar. Com isso, este artigo exibe uma análise da formação familiar do século XXI, a partir da percepção dos alunos do 3° ano do Ensino Médio, com idades entre 17 e 20 anos. Os resultados foram fundamentados em uma pesquisa participativa dos alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Amália Xavier em Juazeiro Do Norte - CE. Este trabalho mostra primeiramente o resultado de um estudo teórico sobre a temática e logo em seguida mostra os resultados da pesquisa sobre o pensamento dos estudantes de escola pública que possuem família com constituições diversificadas. Faz-se oportuna, ainda, uma discussão acerca das configurações familiares nas escolas, com participação ativa dos arranjos já existentes, a fim de ser coerente com a realidade social e cooperação integral na educação e formação profissional dos jovens.