Objetivando perceber a metodologia utilizada pelos professores de uma Escola Municipal de Itapetinga, como mediadores e facilitadores na formação de leitores críticos, realizou-se a pesquisa de campo e a investigação teórica, e, para isso, buscou-se especificamente identificar a concepção e as fontes de leitura dos mesmos, analisar a metodologia adotada, observar o material de leitura utilizado, bem como, analisar a receptividade e a compreensão desse material pelos alunos. Constatou-se que os profissionais estão buscando alternativas para a superação dos obstáculos para a realização de uma educação que realmente promova mudanças em cada indivíduo e, consequentemente na sociedade, mas ainda há uma dificuldade visível em superar práticas apreendidas ao longo de suas vidas enquanto alunos oriundos de uma educação tradicional e de uma formação profissional precária, e acabam por reproduzir o mesmo modelo de educação, onde o sujeito não é levado a pensar sobre a sociedade onde vive e perceber suas contradições, injustiças e desigualdades. Então, conclui-se que os professores não conseguem atuar como formadores de leitores ativos, reflexivos e conscientes, que ajam criticamente em seu espaço social.