A utilização de atividades práticas experimentais além de despertar o interesse e aprendizado dos alunos, revela suas contribuições na formação do professor, principalmente no ensino de ciências, no qual possui um grande potencial pedagógico, de contribuição na formação, o capacitando em sua autonomia e didática enquanto futuro docente, permitindo uma interação de aprendizado entre os alunos, o professor e o objeto de conhecimento. O objetivo desse trabalho é identificar as contribuições que essas atividades proporcionam na formação inicial do professor de ciências biológicas. O trabalho é desenvolvido através de um programa de extensão da Universidade Estadual da Paraíba, o PROAFE, no qual ocorre no Museu Vivo da Ciência e Tecnologia, na cidade de Campina Grande, Paraíba. São ministrados aulas práticas com alunos de 6º ano, com o trabalho dos seguintes temas O ar e a vida e A água e vida, usando materiais da Experimentoteca. A estimativa é de 150 alunos foram atendidos, com experimentos de fácil manuseio e materiais de baixo custo. A utilização de recursos didáticos práticos, como método de ensino ajuda professor em formação a descobrir incertezas, acertos e equívocos, e criar autonomia enquanto futuro professor, pois este método de ensino coloca tanto o aluno como o professor como participantes ativos, além disso, o ensino por meio das experimentações, até mesmo como as de verificação, coloca o professor num papel de se preparar e se capacitar, realizando assim um processo de atividade docente mais prática e produtiva, levando a uma formação permanente do professor em formação.