Este estudo objetivou compreender e discutir a inserção do ensino da Computação na Educação Básica, além de promover a problematização quanto ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas escolas estaduais da cidade de Porto Seguro, dando ênfase ao processo de implementação dos laboratórios de informática. A metodologia utilizada foi do tipo qualitativa e quantitativa, a qual segundo Bogdan e Biklen (1994, p. 47-49), possui natureza essencialmente descritiva. Nesta pesquisa, os seguintes instrumentos de coletas de dados foram utilizados: levantamento bibliográfico; análise documental acerca do PROINFO e entrevistas semiestruturadas com os gestores das escolas. Os dados sobre como as escolas adquiriram o material para os laboratórios e a atual situação destes espaços foram obtidos através do domínio público, por meio do site do Ministério da Educação (MEC), nos relatórios sobre o processo de implementação dos laboratórios de informática das escolas participantes. Atualmente, existem três escolas públicas estaduais em Porto Seguro, sendo que cada escola possui um laboratório de informática. Nas escolas, constatou-se que apenas um dos laboratórios possui uma agenda de uso, porém, este tem sido utilizado para outros fins e não para a produção de aulas. Nas outras duas escolas, os espaços não possuem uma agenda de uso e encontram-se fechados na maior parte do tempo. Esta pesquisa teve como objetivo compreender e problematizar a inserção do Ensino da Computação na Educação Básica, dando ênfase ao processo de implementação dos laboratórios de informática nas escolas públicas estaduais do município de Porto Seguro. A visita às escolas e o levantamento quantitativo evidenciou que apesar das escolas possuírem espaços adequados, tais como os laboratórios equipados com computadores, além de outros recursos tecnológicos adquiridos por meio do programa PROINFO, os mesmos se encontram sem uso, o que ocasiona sucateamento nos computadores devido à falta de uso. Assim, os desafios são diversos, sendo o principal a ausência de um profissional formado na área, tendo destaque o Licenciado em Computação para atuar nestes espaços. Esse profissional seria o responsável em aplicar práticas de Ensino da Computação que possam ser trabalhadas no Ensino Médio, abordando, por exemplo, o conceito de Pensamento Computacional, que é uma estratégia do ensino de Computação. Com base em tais objetivos pode-se inferir que há uma necessidade preeminente em relação ao processo de implementação da disciplina de Computação no currículo das escolas públicas estaduais do município de Porto Seguro, para um melhor aproveitamento desses espaços.