Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: FERRAMENTA AUXILIAR AO ENSINO DAS CIÊNCIAS.

Palavra-chaves: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO DE QUÍMICA, CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Em meio às necessidades surgidas com o desenvolvimento humano e social, e a acelerada ampliação de informações, alargamento tecnológico e a constante busca por melhorias de vida, surge a necessidade de se conhecer mais e melhor tudo que nos cerca e de se ter a capacidade de desenvolver técnicas que possibilitem a melhor forma de se conseguir utilizar os recursos existentes. Ter essa capacidade é o que se denomina de ter conhecimento. Baseado em LIBÂNEO (2009), a partir do momento em que se consegue aplicar teorias em favor próprio ou social, de maneira que haja facilitação ou melhoria de vida, há o domínio do conhecimento, o que o autor denomina de saber-fazer. Nesse contexto, a escola, instituição destinada a proporcionalizar a construção de conhecimentos, deve buscar meios que adequem suas práticas ao alcance desse objetivo, que passa a ser uma essência no cumprimento de seu papel social. Das diversas ferramentas que podem ser utilizadas como instrumento de ensino, tem-se a Divulgação Científica (DC), com a qual a simplificação da linguagem científica e a busca por informações com origens seguras, proporcionam o acesso da população a conceitos que contribuirão para a aproximação ciência-sociedade. A atividade de Divulgação Científica realizada e aqui apresentada, foi desenvolvida em um segundo ano de uma Escola de Referência em Ensino Médio localizada na cidade de Cachoeirinha-PE, em meio a realização da prática do componente curricular de Estágio Supervisionado IV. O desenvolvimento de atividades como esta, proporcionou ao aluno conhecer e amadurecer práticas de pesquisa e análise de textos, bem como a familiarização com a linguagem e os conhecimentos científicos. E ao professor o acompanhamento da construção e solidificação dos conceitos por seus alunos, bem como o desenvolvimento do perfil de professor-orientador, conhecendo as dificuldades oriundas dessa face de sua profissão.

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