Este artigo tem por finalidade refletir sobre a formação e a qualificação dos profissionais da educação, a pesquisa foi realizada no município de Marcelino Vieira/RN, sendo assim, objetivamos conhecer as políticas empreendidas pelo município de Marcelino Vieira/RN no âmbito da valorização do magistério, além de conhecermos como acontece a implementação de ações voltadas para a melhoria salarial e condições de trabalho do (a) professor (a), tendo como parâmetro a reformulação do PCCS e pagamento do PISO Salarial. As discussões sobre formação/qualificação versus condições de trabalho oscilam continuadamente, por esse motivo consideramos importante destacar como um sujeito se torna professor e qual a importância que este dá a qualificação no decorrer de sua profissão, não deixando de lado as ações voltadas para as melhorias salariais e de condições trabalhistas. Nessa perspectiva, tendo em vista os objetivos previamente apresentados, realizamos um levantamento de referenciais teóricos que nos ajudaram a fundamentar o que aqui vem sendo discutido, além disso foi realizada entrevista com uma professora da rede pública municipal de ensino da cidade de Marcelino Vieira/ RN, mediante a qual podemos perceber que a desvalorização da docência está explícita e que tal classe enfrenta a cada dia, mais dificuldades, sendo que por um lado, está a sociedade que repreende e os órgãos estatais que não investem-na categoria, por outro lado estão os educadores enfrentando uma “prova de resistência” para permanecerem atuando nas salas de aulas e garantirem seus direitos.