O aumento da expectativa de vida e envelhecimento populacional constitui na contemporaneidade um tema de debate na dimensão política e social, recorrente e complexo. Pois, além da redução de gastos que se faz necessário, principalmente nas áreas de saúde e trabalho/previdência social, a busca de estabelecimento de metas e políticas públicas deve abranger diferentes fatores individuais, sociais e ambientais para que seja garantido um envelhecimento bem sucedido, ou seja, com manutenção da saúde, qualidade de vida e ausência de incapacidades. Dessa forma, essa pesquisa teve por objetivo mapear o ementário dos cursos de Bacharelado em Educação Física nas Universidades Estaduais do Paraná, sinalizando como o envelhecimento e as questões relacionadas á saúde estão sendo trabalhadas na formação profissional inicial na área. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental, onde foram coletadas as informações relativas ao ementário dos cursos de bacharelado em Educação Física das Universidades Estaduais do PR. Esses dados estavam de acordo com os Projetos Políticos Curriculares disponibilizados nos sites das Instituições. Concluiu-se a escassez de disciplinas específicas e obrigatórias ofertadas pelas Universidades; totalizando apenas duas disciplinas entre os seis cursos ofertados. Os aspectos detectados e analisados na pesquisa demonstram a fragilidade na formação de profissionais da Educação Física satisfatoriamente preparados para atuar com a temática do envelhecimento e/ou com a população idosa/terceira idade e saúde, e até mesmo uma falta de visualização profissional de que a área em questão é um campo de atuação em pleno crescimento.