Artigo Anais V CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

O PROCESSO DE APRENDIZADO EM UMA LIGA INTERDISCIPLINAR DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: UNIVERSIDADE, ENVELHECIMENTO, APRENDIZAGEM Pôster (PO) AT-15: Envelhecimento e Interdisciplinaridade
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      aumento da expectativa de vida, dentre outros. Dessa maneira, torna-se imprescindível o\r\n
      conhecimento sobre essa população, ressaltando as suas particularidades e necessidades, visto que a\r\n
      senescência é irreversível, sendo o processo longo e lento, que no decorrer os sistemas corporais\r\n
      perdem a vitalidade de suas funções, com possíveis prejuízos a pessoa idosa. Assim, todos os\r\n
      setores da sociedade precisam ter embasamento nesse quesito, em especial o setor saúde, pois essa\r\n
      condição é imprescindível na manutenção do envelhecimento ativo. Com isso, as Universidades\r\n
      devem atentar para a questão, aprimorando suas técnicas de ensino e formar profissionais\r\n
      capacitados para lidar com esse público. Esse relato de experiência tem como objetivo explanar\r\n
      sobre a vivência em um projeto de extensão universitária da Universidade Estadual de Ciências da\r\n
      Saúde de Alagoas – UNCISAL. Em uma Instituição de Ensino Superior – IES, o estudante cumpre\r\n
      três pilares durante os anos na graduação, a saber: ensino, pesquisa e extensão. A extensão\r\n
      Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de\r\n
      forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade. Para a\r\n
      caracterização de um ação extensionista é necessária a presença do tripé: professor- aluno de\r\n
      graduação-comunidade. O projeto em questão trata-se da Liga Interdisciplinar de Geriatria e\r\n
      Gerontologia – LIGG, na qual estudantes de vários cursos da área da saúde, juntamente com dois\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O envelhecimento populacional é uma realidade nos últimos anos no Brasil e no mundo, tal fator deve-se a fatores como: a evolução da medicina, diminuição das taxas de natalidade e mortalidade, aumento da expectativa de vida, dentre outros. Dessa maneira, torna-se imprescindível o conhecimento sobre essa população, ressaltando as suas particularidades e necessidades, visto que a senescência é irreversível, sendo o processo longo e lento, que no decorrer os sistemas corporais perdem a vitalidade de suas funções, com possíveis prejuízos a pessoa idosa. Assim, todos os setores da sociedade precisam ter embasamento nesse quesito, em especial o setor saúde, pois essa condição é imprescindível na manutenção do envelhecimento ativo. Com isso, as Universidades devem atentar para a questão, aprimorando suas técnicas de ensino e formar profissionais capacitados para lidar com esse público. Esse relato de experiência tem como objetivo explanar sobre a vivência em um projeto de extensão universitária da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL. Em uma Instituição de Ensino Superior – IES, o estudante cumpre três pilares durante os anos na graduação, a saber: ensino, pesquisa e extensão. A extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade. Para a caracterização de um ação extensionista é necessária a presença do tripé: professor- aluno de graduação-comunidade. O projeto em questão trata-se da Liga Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia – LIGG, na qual estudantes de vários cursos da área da saúde, juntamente com dois professores tutores realizam reuniões quinzenalmente para discutir temas relacionados ao envelhecimento.

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