Artigo Anais V CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

INCENTIVO A FORMAÇÃO E PROMOÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS – RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DA UNIVERSIDADE ABERTA A TERCEIRA IDADE EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR DE ALAGOAS

Palavra-chaves: IDOSO, ENVELHECER, APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE Pôster (PO) AT-12: Universidades Abertas à Terceira Idade
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      O envelhecimento se refere a um processo natural das fases do desenvolvimento humano, e que muitas vezes depende do ponto de vista fisiológico, significamente do estilo de vida que a pessoa assume desde a infância ou adolescência. A participação dos idosos na universidade, melhora a forma como eles interagem com outras pessoas e como são percebidos por elas, proporcionando melhorias nas atitudes e nos relacionamentos com outras pessoas e familiares.\r\n
      O relato de experiência surgiu a partir da UNCISATI: A Universidade Aberta à Terceira Idade da Uncisal que é um programa de extensão Interdisciplinar Pró-Idoso – PEIPI, que surgiu na iniciativa de incentivar a terceira idade a participar de projetos, e com isso já proporcionou aos mais de 2800 participantes uma oportunidade de se socializar e também de adquirir novos conhecimentos na área da saúde, da tecnologia e das artes. \r\n
      O relato foi constituído em um período de seis meses através da monitoria que foi possível desenvolver o pensamento cognitivo, dos participantes, estimulando eles a desenvolver atividades prazerosas como a dança em círculo, que promove sensação de bem estar físico e mental, resgatando a memória de músicas populares brasileiras, as quais cada uma delas possui uma história especial e insubstituível e que muitas são compartilhadas pela terceira idade. Além de descrever a experiência obtida através do projeto, identifica os aspectos positivos e analisa a importância da inclusão da danças circular em um grupo da terceira idade. \r\n
      A partir da pesquisa realizada, pode-se concluir que é a aprendizagem na terceira idade é uma forma de manter o indivíduo engajado socialmente, onde a relação com outras pessoas contribui de forma significativa em sua qualidade de vida, proporcionando benefícios e vínculos entre outros alunos, monitor e o educador.
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O envelhecimento se refere a um processo natural das fases do desenvolvimento humano, e que muitas vezes depende do ponto de vista fisiológico, significamente do estilo de vida que a pessoa assume desde a infância ou adolescência. A participação dos idosos na universidade, melhora a forma como eles interagem com outras pessoas e como são percebidos por elas, proporcionando melhorias nas atitudes e nos relacionamentos com outras pessoas e familiares. O relato de experiência surgiu a partir da UNCISATI: A Universidade Aberta à Terceira Idade da Uncisal que é um programa de extensão Interdisciplinar Pró-Idoso – PEIPI, que surgiu na iniciativa de incentivar a terceira idade a participar de projetos, e com isso já proporcionou aos mais de 2800 participantes uma oportunidade de se socializar e também de adquirir novos conhecimentos na área da saúde, da tecnologia e das artes. O relato foi constituído em um período de seis meses através da monitoria que foi possível desenvolver o pensamento cognitivo, dos participantes, estimulando eles a desenvolver atividades prazerosas como a dança em círculo, que promove sensação de bem estar físico e mental, resgatando a memória de músicas populares brasileiras, as quais cada uma delas possui uma história especial e insubstituível e que muitas são compartilhadas pela terceira idade. Além de descrever a experiência obtida através do projeto, identifica os aspectos positivos e analisa a importância da inclusão da danças circular em um grupo da terceira idade. A partir da pesquisa realizada, pode-se concluir que é a aprendizagem na terceira idade é uma forma de manter o indivíduo engajado socialmente, onde a relação com outras pessoas contribui de forma significativa em sua qualidade de vida, proporcionando benefícios e vínculos entre outros alunos, monitor e o educador.

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