O envelhecimento é um processo gradativo e natural na vida de todos os seres humanos. Para chegar até as idades avançadas com qualidade de vida precisa-se de um bom estilo de vida, fatores culturais, ambientais e nível de conhecimento. Para alcançar a tão esperada senescência de maneira saudável precisa-se de uma equipe multidisciplinar intervindo. Seguindo esse pensamento temos como objetivo desse trabalho mostrar a importância da intervenção do profissional de educação física para os idosos institucionalizados. A vivência da intervenção que foi realizada nos meses de janeiro/fevereiro de 2016, na Casa dos Pobres do município de Caruaru – PE.
Resultados
Tendo como aspectos negativos: a maioria dos idosos são sedentários, sem atividades lúdicas; sem a visita familiar e com poucas visitas feitas por convidados ou espontâneas; privação de um profissional de educação física na equipe multidisciplinar.
Como aspectos positivos: os idosos têm uma boa alimentação; limpeza do local e são separados por sexo nos dormitórios.
Discussão
A Educação Física traz sempre novas estratégias para melhorar a qualidade de vida e o índice de funcionalidade dos idosos, essas técnicas são desenvolvidas com o conhecimento prévio estimulados pela graduação unicamente para esse profissional.
Conclusão
Compreendemos todas as dificuldades do local, como a falta de doações e apoio do município. Fica o pensamento do quanto o profissional de educação física é necessário para melhorar o índice de atividade diária dos idosos