EDUCANDO NO ENVELHECER: UMA AÇÃO DA RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL
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Objetivo: Descrever um relato de experiência dos Residentes Multiprofissionais da saúde do idoso em uma educação em saúde no projeto Mais Terceira Idade. Método: Trata-se de um relato de experiência do Projeto Mais Terceira Idade desenvolvido em grupos de idosos que participam de aulas diversas desenvolvidas pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), e em parceria com a Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso foi proposto o desenvolvimento de uma educação em saúde sobre o envelhecimento promovendo práticas de educação em saúde para prevenção de riscos e agravos e promoção da saúde, além de contribuir para o entendimento do processo de envelhecimento; possibilitar a criação de estratégias de adaptação às transformações inerentes ao processo de envelhecimento e velhice; criar oportunidades para a troca de experiências; e promover hábitos saudáveis de vida, autonomia, independência e autoestima. Resultados e Discussão: Ao realizar as atividades propostas, os alunos aumentaram o bem-estar e a alegria de viver, e as aulas proporcionaram melhor participação social. Pode-se perceber a melhora da auto estima, pois se sentiram com a mente e o corpo ativos realizando aulas em uma universidade e podendo dividir experiências com os residentes. A educação no envelhecimento contribui para democratização do saber, sendo que o próprio idoso é sujeito multiplicador do conhecimento, compartilhando a todos os seus vínculos as informações, sendo um agente que promove mudanças nos hábitos de vida, do processo de prevenção de doenças, diminuição de agravos e gerando melhoria na qualidade de vida dele e de todos ao seu convívio. Conclusão:Promover a educação em saúde para idosos propiciaram uma ativa participação dos idosos fazendo com que os mesmos se tornassem co-responsáveis pelo processo saúde-doença e a construção de maior capacidade de enfrentamento dos problemas de saúde e prevenção de agravos, proporcionando autonomia ao idoso para um envelhecimento saudável e ativo.\r\n Neste sentido, acredita-se que este tipo de estratégia favorece a aprendizagem significativa e a interação social, além de favorecer a manutenção do estado cognitivo e funcional da pessoa idosa """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT-08: Envelhecimento Ativo e Bem sucedido" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE, IDOSOS, AUTONOMIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV075_MD4_SA8_ID1635_14092017213633.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:19" "updated_at" => "2020-06-09 18:49:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETICIA ESTEVAM ENGEL" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA ENGEL" "autor_email" => "leticia_estevam_engel@hot" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA (UNOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-cieh" "edicao_nome" => "Anais V CIEH" "edicao_evento" => "V Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2017" "edicao_logo" => "5e49e719ef6ea_16022020220633.jpg" "edicao_capa" => "5f182cfe0d414_22072020091142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 34339 "edicao_id" => 76 "trabalho_id" => 448 "inscrito_id" => 1635 "titulo" => "EDUCANDO NO ENVELHECER: UMA AÇÃO DA RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL" "resumo" => """ Introdução: O envelhecimento deve ser um processo de otimização das oportunidades de saúde e as escolhas realizadas a partir do conhecimento são fundamentais para uma velhice saudável e sem doenças. 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