Artigo Anais V CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

A EXPERIÊNCIA DE OFICINAS EDUCATIVAS NA TERCEIRA IDADE: UM RELATO DE CASO

Palavra-chaves: PROJETO, ATIVIDADES, IDOSOS Pôster (PO) AT-12: Universidades Abertas à Terceira Idade
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 33994
    "edicao_id" => 76
    "trabalho_id" => 201
    "inscrito_id" => 1673
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DE OFICINAS EDUCATIVAS NA TERCEIRA IDADE: UM RELATO DE CASO"
    "resumo" => """
      Introdução: Este trabalho, trata-se de um relato de experiência acerca da realização de oficinas educativas com pessoas idosas vinculadas ao projeto de extensão Universidade Aberta à Terceira Idade da Uncisal (UNCISATI) que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida promovendo o envelhecimento saudável.  Esse projeto, é desenvolvido por discentes e facilitadores que são voluntários dotados de conhecimentos técnicos em diversas modalidades, que visa distender, ações integrativas voltadas ao público da terceira idade. As oficinas ofertadas são estratégicas, terapêuticas e divididas em diversas variantes, abrangendo áreas mentais e físicas. As atividades são escolhidas de acordo com a necessidade de inserção social e integração dos idosos, constituindo um importante instrumento de solidificação das relações de convívio e edificação do conhecimento. Metodologia: Trata – se de um relato de experiência vivido na UNCISATI no período de abril a outubro do ano de 2015, por uma acadêmica do curso de enfermagem, de uma instituição de ensino superior pública em Maceió. Resultado e Discussão: Os idosos são distribuídos em oficinas, que são realizadas semanalmente sob orientação de um facilitador e de monitores, que são acadêmicos da UNCISAL e de outras instituições de ensino superior (IES). A cada semana o desenvolvimento das atividades foi cada vez mais proveitoso, despertando gradativamente o interesse dos participantes. O projeto é muito bem intencionado e de bastante relevância social, no entanto, sofre com a falta de recursos para sua manutenção, uma vez que não exige onerosidade dos participantes e não recebe incentivos pecuniários do Estado. Conclusão: Durante 6 meses com encontros diários, foram observados o comportamento e desempenho dos idosos nas oficinas ofertadas, que foram utilizadas como ferramentas importantes no papel de educação, inclusão tecnológica e integração social. Observou-se que o espaço dialógico, permitiu a interação entre os idosos, e a desmistificação de barreiras entre as faixas etárias levando a uma troca de conhecimentos e ajuda mútua.\r\n
      Palavras-chave: Projeto. Atividades. Idosos.\r\n
      Referências Bibliográficas \r\n
      Mendonça ET, Aires LFA. A experiência de oficinas educativas com idosos: (re)pensando práticas à luz do pensamento freireano. Rev. APS. 2013 out/dez; 16(4): 479- 484.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT-12: Universidades Abertas à Terceira Idade"
    "palavra_chave" => "PROJETO, ATIVIDADES, IDOSOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV075_MD4_SA12_ID1673_11092017021626.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:18"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:49:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIANE SANTOS DOS ANJOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LILIANE SANTOS"
    "autor_email" => "lili_rock2005@hotmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-cieh"
    "edicao_nome" => "Anais V CIEH"
    "edicao_evento" => "V Congresso Internacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/cieh/2017"
    "edicao_logo" => "5e49e719ef6ea_16022020220633.jpg"
    "edicao_capa" => "5f182cfe0d414_22072020091142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 10
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)"
    "publicacao_codigo" => "2318-0854"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 33994
    "edicao_id" => 76
    "trabalho_id" => 201
    "inscrito_id" => 1673
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DE OFICINAS EDUCATIVAS NA TERCEIRA IDADE: UM RELATO DE CASO"
    "resumo" => """
      Introdução: Este trabalho, trata-se de um relato de experiência acerca da realização de oficinas educativas com pessoas idosas vinculadas ao projeto de extensão Universidade Aberta à Terceira Idade da Uncisal (UNCISATI) que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida promovendo o envelhecimento saudável.  Esse projeto, é desenvolvido por discentes e facilitadores que são voluntários dotados de conhecimentos técnicos em diversas modalidades, que visa distender, ações integrativas voltadas ao público da terceira idade. As oficinas ofertadas são estratégicas, terapêuticas e divididas em diversas variantes, abrangendo áreas mentais e físicas. As atividades são escolhidas de acordo com a necessidade de inserção social e integração dos idosos, constituindo um importante instrumento de solidificação das relações de convívio e edificação do conhecimento. Metodologia: Trata – se de um relato de experiência vivido na UNCISATI no período de abril a outubro do ano de 2015, por uma acadêmica do curso de enfermagem, de uma instituição de ensino superior pública em Maceió. Resultado e Discussão: Os idosos são distribuídos em oficinas, que são realizadas semanalmente sob orientação de um facilitador e de monitores, que são acadêmicos da UNCISAL e de outras instituições de ensino superior (IES). A cada semana o desenvolvimento das atividades foi cada vez mais proveitoso, despertando gradativamente o interesse dos participantes. O projeto é muito bem intencionado e de bastante relevância social, no entanto, sofre com a falta de recursos para sua manutenção, uma vez que não exige onerosidade dos participantes e não recebe incentivos pecuniários do Estado. Conclusão: Durante 6 meses com encontros diários, foram observados o comportamento e desempenho dos idosos nas oficinas ofertadas, que foram utilizadas como ferramentas importantes no papel de educação, inclusão tecnológica e integração social. Observou-se que o espaço dialógico, permitiu a interação entre os idosos, e a desmistificação de barreiras entre as faixas etárias levando a uma troca de conhecimentos e ajuda mútua.\r\n
      Palavras-chave: Projeto. Atividades. Idosos.\r\n
      Referências Bibliográficas \r\n
      Mendonça ET, Aires LFA. A experiência de oficinas educativas com idosos: (re)pensando práticas à luz do pensamento freireano. Rev. APS. 2013 out/dez; 16(4): 479- 484.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT-12: Universidades Abertas à Terceira Idade"
    "palavra_chave" => "PROJETO, ATIVIDADES, IDOSOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV075_MD4_SA12_ID1673_11092017021626.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:18"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:49:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIANE SANTOS DOS ANJOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LILIANE SANTOS"
    "autor_email" => "lili_rock2005@hotmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-cieh"
    "edicao_nome" => "Anais V CIEH"
    "edicao_evento" => "V Congresso Internacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/cieh/2017"
    "edicao_logo" => "5e49e719ef6ea_16022020220633.jpg"
    "edicao_capa" => "5f182cfe0d414_22072020091142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 10
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)"
    "publicacao_codigo" => "2318-0854"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Introdução: Este trabalho, trata-se de um relato de experiência acerca da realização de oficinas educativas com pessoas idosas vinculadas ao projeto de extensão Universidade Aberta à Terceira Idade da Uncisal (UNCISATI) que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida promovendo o envelhecimento saudável. Esse projeto, é desenvolvido por discentes e facilitadores que são voluntários dotados de conhecimentos técnicos em diversas modalidades, que visa distender, ações integrativas voltadas ao público da terceira idade. As oficinas ofertadas são estratégicas, terapêuticas e divididas em diversas variantes, abrangendo áreas mentais e físicas. As atividades são escolhidas de acordo com a necessidade de inserção social e integração dos idosos, constituindo um importante instrumento de solidificação das relações de convívio e edificação do conhecimento. Metodologia: Trata – se de um relato de experiência vivido na UNCISATI no período de abril a outubro do ano de 2015, por uma acadêmica do curso de enfermagem, de uma instituição de ensino superior pública em Maceió. Resultado e Discussão: Os idosos são distribuídos em oficinas, que são realizadas semanalmente sob orientação de um facilitador e de monitores, que são acadêmicos da UNCISAL e de outras instituições de ensino superior (IES). A cada semana o desenvolvimento das atividades foi cada vez mais proveitoso, despertando gradativamente o interesse dos participantes. O projeto é muito bem intencionado e de bastante relevância social, no entanto, sofre com a falta de recursos para sua manutenção, uma vez que não exige onerosidade dos participantes e não recebe incentivos pecuniários do Estado. Conclusão: Durante 6 meses com encontros diários, foram observados o comportamento e desempenho dos idosos nas oficinas ofertadas, que foram utilizadas como ferramentas importantes no papel de educação, inclusão tecnológica e integração social. Observou-se que o espaço dialógico, permitiu a interação entre os idosos, e a desmistificação de barreiras entre as faixas etárias levando a uma troca de conhecimentos e ajuda mútua. Palavras-chave: Projeto. Atividades. Idosos. Referências Bibliográficas Mendonça ET, Aires LFA. A experiência de oficinas educativas com idosos: (re)pensando práticas à luz do pensamento freireano. Rev. APS. 2013 out/dez; 16(4): 479- 484.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.