INTRODUÇÃO: Quando se pensa na velhice, surgem questionamentos do tipo: O que vamos fazer na época da aposentadoria? Assim percebemos que o idoso pode fazer tudo que quiser e aprender até mesmo atividades que antes não tinham oportunidade. A universidade é um ambiente em que pessoas de diferentes idades participam e em diferentes cursos e atividades, assim alunos na terceira idade também fazem parte desse rol, os mesmos se esforçam e concluem graduações juntamente com as turmas que geralmente estão na fase jovem da vida. Na universidade percebemos também que não é um local que especifico para alunos, dentro da mesma, existem bancos, feiras livres, hospitais e clinica escola, que permite aos idosos realizarem atividades na universidade. Neste contexto é possível para refletir sobre a acessibilidade para este grupo especifico, já que os mesmos possuem algumas limitações que requerem acessos especiais. Nessa perspectiva, observou-se que o espaço da Universidade Federal da Paraíba para analisar como se davam tais acessos. OBJETIVO: Verificou se que a Universidade Federal da Paraíba possui acesso de qualidade para as pessoas da terceira idade e trazer hipóteses para melhorar o acesso de idosos. METODOLOGIA: Levantaram-se dados documentais através de fotos, tratando da acessibilidade dentro da Universidade Federal da Paraíba. Para realizar o mesmo, foi necessário explorar todo o ambiente da universidade. Dentro de uma semana foram registradas as fotos e verificado quais os setores possuíam acessibilidade para os idosos na terceira idade, visando que os idosos possuem maior dificuldade para se locomoverem. Os dados foram coletados por meio de câmera fotográfica e analisado os lugares em que os idosos possuem dificuldades de acesso. RESULTADOS: Na análise percebeu-se a dificuldade dos idosos para se locomoverem, existem muitas calçadas altas, escadas, e cadeiras despreparadas para acomodação do idoso. Os blocos recém-construídos, são os que são mais preocupantes onde possuem maiores erros na construção, existem vários blocos muitos com andares e sem rampa. A necessidade de encontrar acesso nesses locais, não é só para idosos, mas também para deficientes físicos, auditivos e visuais, os idosos adquirem também algumas deficiências ao longo da vida. CONCLUSÃO: Para que os idosos obtenham mais acesso as universidades é necessário uma conscientização por parte dos que compõem a gestão da universidade, gerando assim um bem estar àqueles que frequentam o espaço universitário para as mais diferentes atividades. Portanto algumas estratégias que podem ser utilizadas para viabilizar tais acessos, como: rampas para idosos, cadeirantes e ou que necessitam de muletas, iluminação de qualidade nas salas de aula e corredores, acesso a bebedouros e banheiros, telefones públicos. Concluímos que a universidade precisa de ajustes para obter acessibilidade necessária para os usuários na terceira idade com necessidades especiais, e que é de grande valia primeiramente o entendimento de tais necessidades, em um espaço com amplas diferenças, mas que os respeita com tais limitações.