Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

ESTRATEGIA MERCADOLÓGICA DA AGROECOLÓGICA E A EMPRESA HORTALIÇAS SEMPRE VERDE EM ALAGOA NOVA -PB

Palavra-chaves: AGRICULTURA FAMILIAR AGROECOLÓGICA, ORGÂNICOS, REDES DE SUPERMERCADOS, ORGANIZAÇÕES SOCIAIS, ORGANIZAÇÕES SOCIAIS Comunicação Oral (CO) AT 03 - Sistemas de produção - limites e potencialidades
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Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

Com esta pesquisa pretende-se analisar as práticas de comercialização da agroecologia em Alagoa Nova-PB e o mercado para as feiras regionais e redes de supermercados, tendo um novo ator na dinâmica capitalista atual, a empresa Hortaliças Sempre Verde, que comercializa hortifrutigranjeiros em redes de supermercados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Os agricultores familiares de Alagoa Nova e de outros municípios paraibanos, paralelo a esta questão, estão organizados através de associações regionais e locais, com o apoio da Ecoborborema, do Polo Sindical da Borborema, associações locais e ONGs como a ASPTA. Estas atuam para uma maior aceitação de seus produtos agroecológicos, resgatando os saberes tradicionais a coletividade e um maior desenvolvimento. Além das feiras, há em percurso uma perspectiva empresarial da Agroecologia em que parte dos agricultores agroecológicos direcionam toda a produção para a empresa, mantendo exclusividade produtiva. Na metodologia, traçamos pesquisas bibliográficas através de revisão de literatura que versem sobre as temáticas agroecológicas, nichos de mercado, Nova Sociologia Econômica, Revolução Verde, desenvolvimento rural, ruralidades. Além da construção de dados secundários, pesquisa de campo através de observação direta, aplicação de questionários e entrevistas com os atores envolvidos na pesquisa, possibilitando uma maior compreensão da problemática levantada a partir da Agricultura Familiar de Alagoa Nova (PB). O nicho orgânico da empresa constitui estratégias de mercado para uma maior expansão de mercado, embora tendo a agroecologia familiar como fornecedora.

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